PUBLICIDADE

Política

Brasil manifesta "preocupação" por escalada de tensões na Venezuela

28 jun 2017 - 15h38
Compartilhar
Exibir comentários

O governo brasileiro manifestou nesta quarta-feira sua "preocupação" pela escalada de tensões na Venezuela, por meio de uma nota oficial em que também instou que a "restauração do estado democrático" nesse país seja "perseguida" de forma pacífica.

O comunicado, divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores, afirma que o Brasil "repudia o assédio cometido por grupos paramilitares contra o Congresso venezuelano" e também "condena o lançamento de granadas contra as instalações do Tribunal Supremo de Justiça a partir de helicóptero supostamente de propriedade da polícia venezuelana".

Segundo a nota, cabe ao governo de Nicolás Maduro "assegurar o mais absoluto respeito à integridade física dos congressistas, garantir a imunidade parlamentar e proceder à imediata restauração das competências da Assembleia Nacional".

Além disso, acrescenta que "a violação sistemática do princípio da independência dos poderes é uma das provas mais ostensivas da situação autoritária em que vive a Venezuela".

De acordo com o governo brasileiro, "é imperativo que a restauração do estado democrático de direito na Venezuela seja perseguida de maneira pacífica e em plena consonância com os ditames constitucionais".

Desde o último dia 1º de abril, a Venezuela vive uma onda de manifestações a favor e contra o governo, algumas das quais se tornaram violentas e deixaram 76 mortos e mais de mil feridos, segundo dados do Ministério Público venezuelano.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade