PUBLICIDADE

Política

PT confirma erro e substitui programa que tinha 'Lula livre'

Candidato do PT na corrida ao Palácio dos Bandeirantes, Luiz Marinho diz que objetivo central é "criação de empregos"

16 ago 2018 - 19h51
(atualizado às 20h22)
Compartilhar
Exibir comentários

Candidato do PT na corrida ao Palácios do Bandeirantes nas Eleições 2018, Luiz Marinho anexou nesta quinta-feira, 16 de agosto, o seu programa de governo no site do Tribunal Regional Eleitora (TRE). No dia anterior, João Doria (PSDB), Paulo Skaf (MDB), Márcio França (PSB) e Rogério Chequer (Novo), além dos outros seis, já haviam enviado seus projetos, enquanto que o documento do petista havia apenas a inscrição "Lula Livre".

A assessoria de Marinho informou ao Estado que "houve um erro" no momento do envio do plano de governo do petista. Nele, Marinho afirma que o "objetivo central é a criação de empregos e recuperar o poder de compra dos salários" dos trabalhadores paulistas.

Plano de governo de Luiz Marinho (PT) ao governo de São Paulo
Plano de governo de Luiz Marinho (PT) ao governo de São Paulo
Foto: Reprodução/Plano de governo de Luiz Marinho / Estadão Conteúdo

Na área da educação, o candidato propõe a implementação do "Plano Estadual de Permanência Estudantil, com o principal objetivo de garantir que o estudante do ensino médio e da universidade pública se mantenha estudando até a conclusão do curso". Ele ainda fala em adoção de um Sistema Único, da educação básica à superior, "integrando a formação inicial e continuada e combatendo as desigualdades sociais, regionais e os preconceitos de gênero, raça e sexualidade".

Além disso, Marinho diz que pretende implementar "um sistema de acompanhamento que inclua as famílias e combata a evasão e o abandono escolar" e também deseja dobrar "o piso salarial dos professores da rede pública nos primeiros quatro anos de gestão, alcançando R$ 4.466,00".

Em relação a saúde, o candidato deseja aumentar o "cuidado especializado, por meio da implantação do programa Mais Especialidades-SP, garantindo acesso, com qualidade e em tempo oportuno, às consultas, exames e procedimentos". Ele fala ainda em "fortalecer e ampliar o acesso da população à Atenção Básica" e fortalecer o programa "Mais Médicos" no Estado. Marinho também deseja priorizar a prevenção e o controle de doenças previsíveis.

Na segurança pública, o petista pretende investir em tecnologias mais avançadas de combate aos crimes, reestruturar a Polícia Civil, desenvolver políticas públicas de prevenção à violência e ainda aumentar o efetivo policial nas ruas. Por fim, na área econômica, seu plano de governo fala no combate ao desemprego, especialmente entre os jovens. Além disso, o candidato pretende promover o desenvolvimento econômico regional em todo o Estado em conjunto com pequenas e médias empresas e quer também investir em um sistema estadual de inovação que mescle universidades, centros de pesquisa e polos tecnológicos.

Veja também:

Minuto Estadão: entenda como funciona a declaração de bens dos candidatos:
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade