PUBLICIDADE

Política

Acampamentos bolsonaristas viraram 'incubadoras de terroristas', diz Flávio Dino

Futuro ministro da Justiça comentou tentativa de atentado em Brasília e cobrou que autoridades ajam contra 'crimes políticos'

25 dez 2022 - 10h20
(atualizado às 13h17)
Compartilhar
Exibir comentários

O futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, disse neste domingo, 25, que acampamentos bolsonaristas viraram "incubadoras de terroristas". Na noite deste sábado, 24, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) prendeu um empresário suspeito de plantar uma bomba na estrada que leva ao aeroporto de Brasília. Ele participava das manifestações a favor do presidente Jair Bolsonaro (PL) e foram encontrados com ele duas espingardas, um fuzil, dois revólveres, três pistolas, centenas de munições, uniformes camuflados e outras cinco emulsões explosivas.

"Os graves acontecimentos de ontem em Brasília comprovam que os tais acampamentos 'patriotas' viraram incubadoras de terroristas. Medidas estão sendo tomadas e serão ampliadas, com a velocidade possível", disse Dino no Twitter. "O armamentismo gera outras degenerações. Superá-lo é uma prioridade".

Dino afirmou ainda que irá propor que o Procurador-Geral da República e o Conselho Nacional do Ministério Público "constituam grupos especiais para combate ao terrorismo e ao armamentismo irresponsável". "O Estado de Direito não é compatível com essas milícias políticas", declarou.

O futuro ministro da Justiça, Flávio Dino, acompanhado do futuro diretor-geral da Policia Federal, delegado, Andrei Rodrigues, em Brasília.
O futuro ministro da Justiça, Flávio Dino, acompanhado do futuro diretor-geral da Policia Federal, delegado, Andrei Rodrigues, em Brasília.
Foto: WILTON JUNIOR / ESTADÃO / Estadão

O senador eleito pelo Maranhão cumprimentou a PCDF pela prisão do empresário, mas afirmou que é necessário agir contra o que vê como crimes políticos. "Reitero o reconhecimento à Polícia Civil do DF, que agiu com eficiência. Mas, ao mesmo tempo, lembro que há autoridades federais constituídas que também devem agir, à vista de crimes políticos", escreveu.

Dino afirmou que o futuro diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, acompanha o caso. "As investigações sobre o inaceitável terrorismo prosseguem", afirmou Dino. "Não há pacto político possível e nem haverá anistia para terroristas, seus apoiadores e financiadores", concluiu.

Polícia encontrou artefato próximo ao aeroporto

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) informou que uma bomba foi deixada na manhã do sábado, 24, na Estrada Parque Aeroporto, próximo do Aeroporto Internacional de Brasília. O objeto foi encontrado à margem da pista de rolamento, no gramado de um canteiro central.

O homem responsável por deixar o artefato na estrada foi encontrado e preso em um apartamento em Sudoeste, na região central do Distrito Federal - ele confessou que tinha intenção de explodir o artefato no aeroporto Juscelino Kubitschek. O empresário foi autuado por posse e porte ilegal de armas, munições e explosivos e crime contra o estado democrático de direito.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade