PUBLICIDADE

Polícia

Piratas invadem navio italiano e rendem tripulantes em SP

Suspeita é de que grupo usou embarcação para esconder cocaína

13 ago 2018 - 17h18
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Marco Silva / Futura Press

Um grupo de homens armados invadiu neste domingo (12) o navio de bandeira italiana "Grande Francia", ancorado a cerca de 15 km do Porto de Santos, no litoral de São Paulo, e rendeu os tripulantes. A Polícia Federal (PF) informou hoje (13) que havia 1,3 tonelada de cocaína a bordo.

Segundo as autoridades, uma investigação em conjunto entre a Receita Federal e a Polícia Federal foi aberta para determinar se a droga foi colocada no navio pelos "piratas". A substância foi descarregada e a embarcação foi retida. "Grande Francia", da armadora Grimaldi, foi invadido no Fundeadouro 4, enquanto aguardava a liberação para acessar o cais e atracar no terminal do Porto. Na ocasião, pelo menos quatro pessoas subiram no convés com a ajuda de uma corda, de acordo com as investigações.

Logo depois, o capitão foi avisado da ação por meio dos tripulantes. "Imediatamente quando percebeu a situação, o comandante disparou o alarme de pânico e trancou o passadiço. O aviso serviu de alerta para os demais tripulantes também se trancarem onde estavam", explicou Luciana Fuschini, delegada da Polícia Federal, à imprensa brasileira.

O episódio teve duração de cerca de duas horas. Após revirarem dois contêineres, os criminosos conseguiram fugir do local com a ajuda de um barco de cinco metros de comprimento. A principal linha de investigação é de que os bandidos simularam um ataque para embarcar a cocaína.

"Verificamos, na verdade, que os contêineres abertos e revirados eram uma distração para todos. Em outros dois contêineres, encontramos 41 bolsas pretas, algumas ainda molhadas, que estavam com mais de 1,2 mil tabletes de cocaína" - total de 1.322 quilos -, completou a delegada. Outra hipótese cogitada pela polícia é de que a droga tenha sido embarcada na Argentina, de onde o navio havia partido. A suspeita é de que a substância seria levada para o porto de Antuérpia, na Bélgica, considerada uma das principais entradas de remessas ilegais de cocaína na Europa.

Veja também:

Carro quebra parede e invade supermercado em Toledo:
Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade