PUBLICIDADE

Polícia

Assessor de prefeitura é preso em ação contra golpistas feita em 4 Estados

Pelo menos 11 pessoas foram detidas na Operação Big Bang

11 nov 2013 - 12h09
(atualizado às 12h11)
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo menos 11 pessoas foram presas na manhã desta segunda-feira durante a Operação Big Bang da Polícia Civil contra uma quadrilha suspeita de aplicar golpes bancários milionários no Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná e na Bahia. Entre os detidos no RJ está Rogério Manso Moreira, apontado como o chefe do grupo, e Rogério Ramos, assessor do gabinete da prefeitura de Belford Roxo, na Baixada Fluminense. 

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/batismo-de-fogo/" href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/batismo-de-fogo/">Os nomes “inusitados“das operações policiais</a>

Ao todo, foram expedidos 15 mandados de prisão e 28 de busca e apreensão. Rogério Ramos foi encontrado na casa da sogra, em Duque de Caxias, também na Baixada Fluminense. Ele é suespeito de movimentar cerca de R$ 40 milhões, durante dois anos. A quadrilha era formada por ex-candidatos a deputado federal e a vereador, um advogado, um contador, um despachante, um sargento do Exército, empresários e lobistas políticos com influência na região. 

"É uma quadrilha que age, principalmente na Baixada Fluminense, mas tem tentáculos em outros estados também. É especializada em golpes bancários milionários, uma das maiores do País. Em dois anos, eles movimentaram quase R$ 40 milhões, adquiriram 82 caminhões que eram usados para lavar dinheiro e usavam ainda empresas de fachada para praticar o crime", revelou o delegado titular da 54ª Delegacia de Polícia, Felipe Curi.

De acordo com a polícia, os integrantes da quadrilha entravam em contato com microempresas para tentar intermediar negociações com as prefeituras. Os lobistas facilitavam as transações e em troca exigiam que o microempresário aumentassem o seu capital, através de empréstimos que eles faziam com as instituições financeiras.  

"Quando este empresário percebia que não tinha condições de arcar com o custo, os lobistas transferiam a empresa para algum laranja, que também pertencia a quadrilha. E aí era feita uma pirâmide de empréstimo com outras várias empresas", esclareceu o delegado. 

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/sistema-prisional-brasil/" href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/sistema-prisional-brasil/">Sistema prisional do Brasil</a>
Jornal do Brasil Jornal do Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade