PUBLICIDADE

Polícia

AM: manifestações marcam um ano do assassinato de radialista

26 mai 2014 - 14h13
Compartilhar
Exibir comentários

A Rádio Nacional do Alto Solimões promove nesta segunda dois eventos pelo fim da violência contra a mulher e em memória à radialista Lana Micol, assassinada a tiros em Tabatinga, no Amazonas há um ano. O ex-marido dela é suspeito de ser o mandante.

O primeiro evento será uma aula pública, às 15h, na quadra de esportes da Escola Estadual Marechal Rondon. O encontro será aberto a alunos, pais e professores e pretende sensibilizar os participantes no combate à violência contra a mulher.

Para a professora do programa Observatório da Violência de Gênero da Universidade Federal do Amazonas Flávia Melo, a violência contra as mulheres deixa marcas na família, na sociedade, no agressor e onera o Estado.

"Mulheres que sofrem violência doméstica tem problemas de saúde contínuos. Há uma gama de malefícios à saúde que advém desse processo contínuo de violência física e psicológica. Isso chega ao sistema de saúde público e à segurança pública também. Os dados de ocorrência, os procedimentos que isso demanda, o número de prisões, tudo isso acarreta gastos para o Estado que poderiam ser investidos em outras áreas se não tivessem que ser destinados para combater a violência que, infelizmente, é tão grande."

Ao final da aula, a partir das 17h, haverá uma passeata com o tema: Dê um Passo Para o Fim da Violência Contra a Mulher. A caminhada vai terminar em frente à Rádio Nacional do Alto Solimões, emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), local onde Lana trabalhava.

A coordenadora da rádio, Mislene Ferreira, diz que, além de uma homenagem à colega, os eventos são uma forma de lutar contra as violências cotidianas. "Nós pegamos essa perda como um motivo para realmente combater a violência, para não deixar perder essa memória de que uma pessoa pública, uma pessoa muito querida, uma pessoa que transmitia informações contra a violência à mulher, que buscava políticas públicas para a região e que acabou virando vítima."

A radialista Lana Micol foi assassinada no dia 26 de maio do ano passado. Ela estava com o namorado e a filha, na frente de casa, quando dois homens em uma moto dispararam contra ela. Os autores dos disparos ainda não foram identificados.

As investigações policiais apontam Edimar Nogueira Ribeiro, ex-marido de Lana, como principal suspeito. Ele passou 90 dias preso e aguarda julgamento em liberdade. Em abril deste ano, a Justiça realizou a primeira audiência de instrução do caso para ouvir as testemunhas. A segunda audiência está prevista para junho.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade