PUBLICIDADE

Polícia investiga ameaça a autora de Harry Potter por apoio a Salman Rushdie

Investigadores analisam ameaça online feita a J. K. Rowling após o ataque a facas sofrido por Rushdie nos Estados Unidos.

15 ago 2022 - 06h25
Compartilhar
Exibir comentários
JK Rowling está entre os autores que manifestaram apoio a Salman Rushdie
JK Rowling está entre os autores que manifestaram apoio a Salman Rushdie
Foto: Getty Images / BBC News Brasil

A polícia do Reino Unido está investigando uma ameaça online feita a J. K. Rowling depois que ela escreveu uma mensagem de apoio no Twitter a Salman Rushdie, escritor que sofreu um ataque a faca nos Estados Unidos.

A criadora do universo de Harry Potter, de 57 anos, compartilhou capturas de tela de uma mensagem em que é possível ler: "Não se preocupe, você será a próxima."

A mesma conta no Twitter que escreveu a mensagem também fez uma postagem elogiando o homem que atacou Rushdie no palco de um evento no estado de Nova York, nos EUA.

Rowling disse que se sentiu "muito mal" com a notícia e esperava que o escritor se recuperasse.

Na sequência, ela compartilhou uma captura de tela da ameaça que recebeu. A escritora também escreveu: "Para todos que enviaram mensagens de apoio, obrigado. A polícia está envolvida (e já esteve envolvida em outras ameaças)."

A mensagem no Twitter, escrita a partir de uma conta no Paquistão, foi removida da rede social na manhã deste domingo (14/8).

Um porta-voz da polícia afirmou: "Recebemos um relatório de uma ameaça online e os policiais estão realizando investigações."

Os investigadores já haviam analisado outras ameaças online direcionadas à Rowling depois que ela compartilhou opiniões sobre questões transgênero.

Rowling está entre os muitos autores e figuras públicas que manifestaram apoio a Rushdie.

A Warner Bros. Discovery, empresa de entretenimento por trás da série de filmes do universo Harry Potter, declarou que condena veementemente as ameaças contra a escritora.

A companhia compartilhou um comunicado em que prestou solidariedade. "Estamos com ela e com todos os autores, contadores de histórias e criadores que corajosamente expressam criatividade e opiniões."

"Nossos pensamentos estão com Sir Salman Rushdie e a família dele após o ato de violência sem sentido em Nova York."

O romancista de 75 anos enfrentou décadas de ameaças de morte por causa do romance Os Versos Satânicos (Companhia das Letras), que alguns muçulmanos consideram uma blasfêmia.

Ele foi obrigado a se esconder por quase 10 anos depois que a obra foi publicada em 1988.

O homem acusado pelo ataque de sexta-feira se declarou inocente da tentativa de homicídio e é mantido sob custódia sem fiança.

Hadi Matar, de 24 anos, é acusado de esfaquear Rushdie pelo menos 10 vezes no rosto, no pescoço e no abdômen.

Após ficar em estado crítico, o escritor respira sem aparelhos e consegue falar, de acordo com as informações compartilhadas por seu agente literário.

- Este texto foi originalmente publicado em https://www.bbc.com/portuguese/brasil-62540479

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade