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Pirelli lança 3 novos pneus e tecnologia de autovedação

Produtos foram apresentados no complexo de testes da marca

22 out 2021 14h17
| atualizado às 14h29
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A empresa italiana Pirelli lançou oficialmente nesta quinta-feira (21) três novos modelos de pneus e uma tecnologia que permite ao veículo continuar rodando mesmo em caso de perfurações na borracha.

Novo pneu da linha Scorpion da Pirelli
Novo pneu da linha Scorpion da Pirelli
Foto: Divulgação / Ansa - Brasil

As novidades foram apresentadas no Circuito Panamericano, complexo de testes da marca em Elias Fausto, no interior de São Paulo, e miram sobretudo o aumento da participação de SUVs no mercado brasileiro.

Segundo dados apresentados pela Pirelli no evento, esse tipo de veículo respondia por 19% do total de emplacamentos em 2014, número que deve subir para 46% em 2021. Já os carros com aro superior a 16 polegadas devem saltar de 34% para 55% do total nesse mesmo período.

Um dos pneus lançados pela empresa italiana é o Novo Scorpion, voltado para SUVs e picapes de uso 100% urbano. O segundo é o Scorpion HT, destinado ao mesmo tipo de veículo, mas que de vez em quando circulem por trechos off-road - a Pirelli sugere um balanço de 70% de uso urbano e 30% fora de estrada.

O terceiro produto é o Cinturato P7, evolução da linha Cinturato e voltado a veículos de passeio de média e alta potência. Todos eles prometem maior economia de combustível, menor ruído e menor distância de frenagem.

Vedação

A outra novidade apresentada pela Pirelli é a tecnologia Seal Inside, que veda furos de até quatro milímetros no pneu e permite ao veículo continuar rodando, sem que o motorista tenha de parar para trocar o composto ou fazer o reparo.

A marca é a única a comercializar essa tecnologia na América Latina e já começou a produção na fábrica de Feira de Santana (BA). Caso um objeto cortante, como um prego, perfure a borracha, ele é envolvido pelo material vedante.

Após a retirada do objeto, essa massa ocupa o espaço do furo e sela o pneu, evitando a perda de pressão. A Pirelli estima que a tecnologia funcione em 85% dos casos de perfuração de pneus.

"É uma tecnologia disruptiva no mercado brasileiro e latino-americano. Vai causar uma grande revolução no mercado, especialmente por conta das características dos países latino-americanos", disse o CEO da empresa italiana na América do Sul, Cesar Alarcon.

Durante a apresentação do Seal Inside, um piloto da Pirelli passou sobre uma placa repleta de pregos e continuou rodando. Ao parar o carro, a pressão do pneu continuava a mesma de antes das perfurações.

Inicialmente, serão 20 medidas disponíveis, contemplando cerca de 70% do segmento-alvo (aros de 16 a 19 polegadas), além de seis homologações em andamento para os próximos dois anos.

O pneu com a tecnologia Seal Inside ainda virá com o serviço de proteção TyreLife, que substitui o composto em casos de danos acidentais e irreparáveis, com prazo de cobertura de seis meses, extensíveis por mais seis.

Ansa - Brasil   
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