PUBLICIDADE

PF indicia líder do governo Bolsonaro por ações quando foi ministro de Dilma

8 jun 2021 - 17h50
(atualizado às 17h58)
Compartilhar
Exibir comentários

A Polícia Federal pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) o indiciamento do líder do governo Bolsonaro no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), por uma série de crimes, entre eles de receber propina de 10 milhões de reais, na época em que foi ministro da Integração Nacional durante a gestão Dilma Rousseff entre os anos de 2012 e 2014.

01/10/2019
REUTERS/Adriano Machado
01/10/2019 REUTERS/Adriano Machado
Foto: Reuters

O senador foi indiciado pelos crimes de corrupção passiva, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e caixa 2 de campanha. No documento encaminhado à corte, a PF também pede que o Supremo determine um bloqueio de 20 milhões de reais das contas de Bezerra Coelho.

No relatório final das investigações, a delegada Andrea Pinho Albuquerque da Cunha cita que vantagens indevidas foram pagas ao então ministro, na época responsável por obras de grande relevo em Pernambuco como a transposição do Rio São Francisco, por empresas interessadas nos contratos.

As apurações tiveram como base delações premiadas e outros elementos de prova colhidos, conforme o relatório de 300 páginas.

A partir dessas conclusões da PF, caberá à Procuradoria-Geral da República decidir se oferece denúncia contra Bezerra e outros envolvidos nas investigações.

Em nota, a defesa do senador disse que o relatório final "não passa de opinião isolada de seu subscritor, que, inclusive, se arvora em atribuições que sequer lhe pertencem, sem qualquer força jurídica vinculante".

"Essa investigação, nascida das palavras falsas de um criminoso confesso, é mais uma tentativa de criminalização da política, como tantas outras hoje escancaradas e devidamente arquivadas", afirmaram os advogados André Callegari e Ariel Weber, representantes do senador.

O senador se tornou líder do governo de Bolsonaro em fevereiro de 2019, logo no início da gestão, e é um dos integrantes da tropa de choque governista na CPI da Covid, da qual é titular.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade