PUBLICIDADE

Política

PF apura irregularidades em compras para hospitais de SP

As possíveis fraudes teriam sido feitas em contratações emergenciais com recursos destinados ao combate da pandemia

6 ago 2020 - 08h38
(atualizado às 08h55)
Compartilhar
Exibir comentários

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira operação para apurar supostas irregularidades na compra de aventais descartáveis para abastecer os hospitais gerenciados pela prefeitura de São Paulo, com o cumprimento de seis mandados de busca e apreensão, incluindo na sede da Autarquia Hospitalar Municipal, informou a PF em nota.

28/07/2015
REUTERS/Sergio Moraes
28/07/2015 REUTERS/Sergio Moraes
Foto: Reuters

Segundo a PF, as possíveis fraudes, identificadas com ajuda do Tribunal de Contas da União (TCU), teriam sido feitas em contratações emergenciais realizadas com recursos federais destinados ao combate à pandemia de covid-19, doença provocada pelo coronavírus. As compras sem licitação somaram 11,1 milhões de reais, de acordo com a Polícia Federal.

"Até o momento, apurou-se que durante o processo para a contratação, algumas empresas foram desclassificadas sob argumentos que depois foram ignorados na assinatura do contrato com as empresas investigadas. Há indicativos que o valor da contratação também foi superior ao praticado no mercado na mesma época", afirmou a PF.

"Também foi identificada estreita ligação entre as empresas que participaram do processo, sendo que elas não tinham qualquer experiência ou capacidade técnica e operacional para a confecção de aventais médico-hospitalares, assim como uma das empresas contratadas."

De acordo com a Polícia Federal, os crimes investigados são de fraude em licitação, associação criminosa e corrupção e peculato.

"Comprovados todos esses crimes, as penas somadas podem chegar a 25 anos de prisão", disse a PF.

Procuradas, a prefeitura da capital paulista, comandada por Bruno Covas (PSDB), e a Secretaria de Saúde do município não responderam imediatamente a pedidos de comentários.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade