PUBLICIDADE

Paraná firma acordo para testar vacina chinesa da SinoPharm

Essa é 4ª imunização contra a Covid que será testada no Brasil

30 jul 2020 - 08h26
Compartilhar
Exibir comentários

O governo do Paraná fechou uma parceira com a China National Pharmaceutical Group (SinoPharm) para a testagem uma vacina candidata contra o novo coronavírus (Sars-CoV-2).

Vacina da SinoPharm teve boa resposta imunológica em fases 1 e 2
Vacina da SinoPharm teve boa resposta imunológica em fases 1 e 2
Foto: EPA / Ansa - Brasil

O acordo, fechado por meio do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), prevê que o estado terá acesso aos resultados das duas primeiras fases e que, em caso de sucesso, "haverá repasse de tecnologia por parte da Sinopharm para que o Tecpar possa produzir a vacina".

Conforme comunicado oficial do governo, a expectativa é de que os testes comecem já no mês de agosto e que durem cerca de três meses. Além do Brasil, a vacina candidata está sendo testada em 15 mil pessoas nos Emirados Árabes Unidos.

Depois de anunciar a parceria com a China, o governo paranaense informou que está em negociações para a produção de outra vacina, dessa vez desenvolvida pela Rússia.

- Vacina teve 100% de resposta imunológica em testes: A vacina da SinoPharm usa o vírus inativado do Sars-CoV-2 e foi desenvolvida em uma parceria com o Instituto de Produtos Biológicos de Pequim e o Instituto de Produtos Biológicos de Wuhan - cidade que foi o primeiro epicentro da pandemia da Covid-19.

As duas fases iniciais, que começaram em abril, foram realizadas com 1.120 voluntários chineses em três diferentes dosagens - baixa, média e alta - e todos receberam duas doses. Os testes feitos no 14º, 21º e 28º dia após a imunização mostraram resultados promissores na dosagem média, com 97,6% dos voluntários apresentando uma resposta imunológica no 21º dia e 100% deles no 28º dia.

A empresa não informou qual foram as dosagens utilizadas em cada uma das faixas e qual foi a resposta imunitária em quem recebeu as doses baixas e altas. No entanto, a SinoPharm garante que não houve nenhuma reação grave à vacina, que foi considerada segura para testes amplos.

Segundo a agência Xinhua, a farmacêutica tem capacidade para produzir cerca de 200 milhões de doses por ano da vacina, caso ela seja aprovada.

Ao todo, a China está desenvolvendo 19 vacinas candidatas para o enfrentamento da pandemia.

- Outras vacinas em teste no Brasil: Além da vacina da SinoPharm (que não tem um nome divulgado), o Brasil está recebendo testes de outras três candidatas contra a Covid-19.

A ChAdOx1 nCoV-19, desenvolvida pela Universidade de Oxford e pelo AstraZeneca, está sendo testada em uma parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); a chinesa CoronaVac, da Sinovac Biotech, está em testes por conta de uma parceria com o Instituto Butantan e o governo de São Paulo; e a BNT 162b2 da farmacêutica Pfizer e da empresa alemã BioNTech deverá ser testada nas cidades de São Paulo e Salvador.

Nesta quinta-feira (30), inclusive, a vacina CoronaVac teve os testes ampliados e começou a ser testada em profissionais de saúde que atendem no Hospital Emílio Ribas, da capital paulista. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade