PUBLICIDADE

Papa reconhece virtudes heroicas da menina Odetinha

Serva de Deus Odette Vidal Cardoso passa a ser venerável

25 nov 2021 - 09h35
(atualizado às 09h48)
Compartilhar
Exibir comentários

O papa Francisco autorizou nesta quinta-feira (25) a promulgação do decreto que reconhece as virtudes heroicas de Odette Vidal Cardoso, mais conhecida como Odetinha e que pode se tornar a primeira santa católica nascida no Rio de Janeiro.

Odetinha dedicou sua curta vida à caridade
Odetinha dedicou sua curta vida à caridade
Foto: Reprodução / Ansa - Brasil

O reconhecimento das "virtudes heroicas" pelo Vaticano comprova os requisitos de vida necessários para o início formal dos processos de beatificação e canonização. Até então considerada "serva de Deus", Odetinha passa a ser "venerável".

Para se tornar beata e santa, no entanto, é necessária a comprovação de milagres. Nascida no Rio de Janeiro em 18 de fevereiro de 1931, Odetinha morreu em 25 de novembro de 1939, aos oito anos de idade, vítima de tifo.

Durante sua curta vida em uma família abastada de origem portuguesa, praticou obras de caridade a serviço dos pobres da cidade e se dedicou à fé, rezando o terço todas as noites e ensinando o catecismo às filhas das empregadas de sua casa.

Nos 49 dias de luta contra o tifo, não abriu mão de receber a comunhão diariamente e ainda passou pelo sacramento da crisma. De acordo com o portal Vatican News, Odetinha morreu exclamando: "Jesus, leva-me para o céu".

Ansa - Brasil   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade