PUBLICIDADE

Papa Francisco no Brasil

Voluntários precisam até de 'escolta' para chegar em alojamentos no Rio

Grupo espanhol foi abrigado a cerca de 30 quilômetros do centro do Rio de Janeiro e relata dificuldades de deslocamento

18 jul 2013 - 07h57
(atualizado às 07h57)
Compartilhar
Exibir comentários
Apesar de dificuldades, grupo mantém-se animado com a possibilidade de encontrar o Papa
Apesar de dificuldades, grupo mantém-se animado com a possibilidade de encontrar o Papa
Foto: Marcus Vinícius Pinto / Terra

Andar pelo Rio de Janeiro às vésperas da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é encontrar com vários grupos de jovens cantando e celebrando a chegada à cidade para o encontro com o papa Francisco a partir da próxima segunda-feira. Peregrinos ou voluntários, eles virão de todos os lugares do mundo. Um desses grupos, que veio de Múrcia, na Espanha, precisou de uma escolta improvisada por voluntários locais para ir até o seu alojamento.

O grupo chegou ao Rio de Janeiro na última quarta-feira e só vai embora no dia 2 de agosto. Animados, cantando e tirando dúvidas com quem passava na rua, a estada no Rio pode até parecer perfeita, mas a realidade é dura. Assim que desembarcaram na cidade, souberam para onde iriam. Copacabana, pertinho da confusão? Não. Ipanema, pertinho do mar? Nada disso. Foram destinados para o bairro de Coelho Neto, na zona norte da cidade, distante quase 30 quilômetros do centro da cidade e a quase 40 de Copacabana.

"Estamos em uma zona distante e temos que ir escoltados por voluntários locais para chegarmos à escola onde estamos com certa segurança. É uma zona um tanto complicada", conta com olhar assustado Héctor Morera.

Parados na esquina na avenida Presidente Vargas com Uruguaiana, no centro do Rio, e aproveitando para jantar em uma rede de fast food com o cartão alimentação que os voluntários têm direito, Héctor conta que o primeiro dia foi o mais difícil. Primeiro, para encontrar o lugar certo onde iriam ficar; depois, o calor na cidade, que, apesar do inverno, beirou os 35°C na segunda-feira. "Não sabíamos se teríamos água quente para tomar banho. Mas os voluntários estão dando um pouco da vida deles por nós, e tudo tem sido maravilhoso até agora", conta, deixando clara a disposição da juventude que veio ao Rio para enfrentar e superar qualquer tipo de dificuldade para ver o papa Francisco.

Voluntários espanhóis cantam nas ruas do Rio antes da JMJ:

Os 35 jovens que formam parte do grupo são da Universidade Católica Santo Antônio, de Múrcia. Todos serão voluntários na organização, tanto em Copacabana quanto em Guaratiba. Maria Mendoza, uma das mais animadas do grupo e já sem voz de tanto cantar, explicou o que vieram fazer. "Vamos estar nas tendas durante as missas, acompanhando e ajudando a organizar a fila da comunhão", explicou, dizendo que vão ser parte do cordão humano.

O grupo é experiente. Já participou das jornadas de 2009, em Montreal, e na de 2011, pertinho de casa, em Madri. "Viemos mostrar ao mundo que apoiamos o Santo Padre e que a Igreja também é jovem", disse Isabel, irmã de Maria.

Todos eles estão conscientes de que o Brasil passa por um momento turbulento, com protestos, mas não temem que isso atrapalhe a Jornada. "A Espanha também vive um momento de crise econômica, com protestos, que vêm de uma crise moral. E nesse momento, o que podemos dizer ao mundo é que há algo mais importante que o dinheiro", disse Isabel Mendoza.

"Muito mais que uma crise material, é preciso saber que Deus existe. E os jovens são os que mais têm que entender isso", afirmou. Apesar disso, o grupo não deixa de cantar, animar e dar sua dose de alegria à cidade. "Acima de tudo, sabemos que por trás de tudo está Deus, e isso é o que importa", afirmou. Copacabana, para eles, apenas para trabalhar. Mas como vão embora apenas quatro dias depois do fim da Jornada, ainda vão ter tempo de aproveitar um pouquinho da cidade.

Papa Francisco no Brasil
Com um público estimado em 1,5 milhão de pessoas, a Jornada Mundial da Juventude 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países.

O evento marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março desde ano. O Pontífice chega ao Rio de Janeiro na tarde do dia 22 de julho, com retorno a Roma previsto para o dia 28. Sua agenda no Brasil contempla a visita à comunidade de Varginha, no complexo de Manguinhos, na zona norte do Rio, e ao Hospital São Francisco de Assis. Além disso, terá um encontro com a sociedade no Theatro Municipal, no centro da cidade, e ao Santuário de Aparecida, em São Paulo. O ponto alto fica por conta de duas grandes celebrações na praia de Copacabana, na zona sul do Rio, nos dias 25 e 26.

vc e o papa
Você conheceu os papas João Paulo II ou Bento XVI? Vai participar da Jornada Mundial da Juventude no Rio ou tentar encontrar com o Papa Francisco em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com os papas para o Terra.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade