1 evento ao vivo

'Teremos noite de Natal e duas de Réveillon', diz Paes sobre JMJ

Prefeitura do Rio de Janeiro anuncia medidas drásticas no trânsito durante evento com Papa Francisco na cidade

16 jul 2013
13h05
atualizado às 13h52
  • separator
  • 0
  • comentários

O prefeito do Rio de Janeiro apresentou nesta terça-feira o esquema de trânsito da cidade para a Jornada Mundial da Juventude, que começa no dia 23. Eduardo Paes demonstrou preocupação com o evento, tanto que decretou feriado municipal por quatro dias – a partir do meio-dia na terça-feira até meio-dia da segunda pós-evento.

 

“Vamos ter uma noite de Natal (na terça-feira) e duas de Réveillon (na quinta e na sexta) na mesma semana em Copacabana. Tudo é preocupante. Depois de tudo isso ainda vamos ter mais um Réveillon inédito em Guaratiba, numa região que nunca recebeu um evento de grande magnitude”, afirmou o prefeito comparando a missa de acolhida comandada pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, e a cerimônia de acolhida dos jovens e via crúcis que terão a presença do Papa Francisco aos dois eventos mais famosos da orla de Copacabana.

Na terça-feira, a prefeitura começa as interdições da orla de Copacabana ao meio-dia. Às 14h, nem ônibus e táxis poderão circular no local onde a JMJ será aberta oficialmente. Na quinta e na sexta-feira, o bloqueio da orla inteira começa à meia-noite anterior e carros particulares param de transitar na região a partir do meio-dia.

Os ônibus fretados de peregrinos não poderão entrar na cidade entre as 5h e 10h da manhã e 16h e 21h durante todos os dias de evento. Eles receberão adesivos de credenciamento em bolsões dispostos nas quatro rodovias que dão acesso ao Rio de Janeiro – em Queimados (Dutra), Três Rios e Sapucaia (BR-116) e Itaboraí (BR-101 Norte) – e terão de ficar estacionados durante o evento sem permissão para circular. A recomendação da prefeitura é a utilização de transporte público – metrô e ônibus nos eventos de Copacabana e trem para Guaratiba.

Na região onde o Papa Francisco realizará a vigília a partir da noite de sábado, o bloqueio ao bairro será total a carros particulares. Os peregrinos terão de chegar de trem (descida na estação Santa Cruz) ou ônibus (dois bolsões de estacionamento no Recreio dos Bandeirantes e em Paciência) e precisarão caminhar por 13 quilômetros até o local do evento. Os BRTs funcionarão apenas até a estação do Recreio Shopping. Segundo a prefeitura, Guaratiba é o local mais preocupante. Tanto que há um esquema de dispersão que pode durar até 10 horas – daí a necessidade de feriado na manhã de segunda-feira.

“Foi um pedido feito pelo Vaticano fazer o evento numa das áreas mais pobres da cidade, na zona oeste, e vamos fazer. Mas é claro que preocupa. Nunca ocorreu nada parecido naquela região”, disse Eduardo Paes.

A prefeitura do Rio espera 300 mil peregrinos, 800 mil turistas e 10 mil ônibus chegando à cidade para o evento. Mas os números podem mudar. “Essa incerteza é muito preocupante. Tivemos uma informação que seriam 20 mil ônibus no início, depois caiu para 10 mil. Há um grau de imprevisibilidade muito grande. Nós queremos a cidade cheia e grupos de jovens cristãos caminhando, cantando e propagando a sua fé”, completou Paes. 

Papa Francisco no Brasil
Com um público estimado em 1,5 milhão de pessoas, a Jornada Mundial da Juventude 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países.

O evento marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março desde ano. O Pontífice chega ao Rio de Janeiro na tarde do dia 22 de julho, com retorno a Roma previsto para o dia 28. Sua agenda no Brasil contempla a visita à comunidade de Varginha, no complexo de Manguinhos, na zona norte do Rio, e ao Hospital São Francisco de Assis. Além disso, terá um encontro com a sociedade no Theatro Municipal, no centro da cidade, e ao Santuário de Aparecida, em São Paulo. O ponto alto fica por conta de duas grandes celebrações na praia de Copacabana, na zona sul do Rio, nos dias 25 e 26.

vc e o papa
Você conheceu os papas João Paulo II ou Bento XVI? Vai participar da Jornada Mundial da Juventude no Rio ou tentar encontrar com o Papa Francisco em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com os papas para o Terra.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-no-brasil/iframe.htm" href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-no-brasil/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade