0

RJ: símbolos da Jornada da Juventude chegam ao Morro do Vidigal

15 jul 2013
13h00
atualizado às 13h12
  • separator
  • comentários

A uma semana do início da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), cerca de 300 pessoas acompanharam a chegada dos símbolos do evento - a Cruz dos Jovens e o Ícone de Nossa Senhora - à Praça do Vidigal, no Morro do Vidigal, zona sul do Rio de Janeiro, na manhã desta segunda-feira. Os fiéis entoavam canções da Igreja Católica, enquanto outros faziam a coreografia das músicas.

Francisco será o 3º pontífice a visitar o País; veja especial

Dez Fuzileiros Navais foram responsáveis pela segurança dos símbolos da JMJ. Eles chegaram na comunidade em duas caminhonetes da Guarda Municipal. As pessoas vestiam camisas com referência à Jornada. O padre da Paróquia Santa Mônica, Paulo Alessandro, lembrou a visita que o papa João Paulo II fez à comunidade do Vidigal.

"Nós sabemos que foi o próprio João Paulo II quem entregou (os símbolos) para a juventude. Eu penso que existe uma relação muito forte com a comunidade do Vidigal, já que a presença do João Paulo II é importantíssima aqui. As pessoas recordam com muito carinho aquele momento vivido nos anos 80, dele visitando a comunidade. É uma honra para a gente estar nesse espaço que o João Paulo II esteve", disse o religioso.

O pároco Paulo explicou, ainda, o significado dos símbolos - a cruz e a imagem de Nossa Senhora - da Jornada Mundial da Juventude. "A entrega de Jesus na cruz, o amor derramado na cruz, o amor que se estende para cada um de nós, que é também um convite para que possamos viver a experiência do amor, o mesmo amor de Cristo. E Maria como mãe, a mãe que está sempre atenta às necessidades dos filhos, a mãe que está sempre indicando o caminho que devemos seguir", afirmou.

Papa Francisco no Brasil
Com um público estimado em 1,5 milhão de pessoas, a Jornada Mundial da Juventude 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países.

O evento marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março desde ano. O Pontífice chega ao Rio de Janeiro na tarde do dia 22 de julho, com retorno a Roma previsto para o dia 28. Sua agenda no Brasil contempla a visita à comunidade de Varginha, no complexo de Manguinhos, na zona norte do Rio, e ao Hospital São Francisco de Assis. Além disso, terá um encontro com a sociedade no Theatro Municipal, no centro da cidade, e ao Santuário de Aparecida, em São Paulo. O ponto alto fica por conta de duas grandes celebrações na praia de Copacabana, na zona sul do Rio, nos dias 25 e 26.

Agência Brasil Agência Brasil
  • separator
  • comentários
publicidade