PUBLICIDADE

Papa Francisco no Brasil

RJ: Justiça suspende licitação para serviços médicos na Jornada

Juíza afirma que organizadores da Jornada Mundial da Juventude devem garantir os serviços, já que se trata de um evento privado

12 jul 2013 - 09h26
(atualizado às 09h30)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Com um p&uacute;blico estimado em 1,5 milh&atilde;o de pessoas, a Jornada Mundial da Juventude 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro</p>
Com um público estimado em 1,5 milhão de pessoas, a Jornada Mundial da Juventude 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro
Foto: AP

A desembargadora Regina Lucia Passos, do Rio de Janeiro, determinou que não sejam abertos os envelopes para a licitação dos serviços de atendimento médico na Jornada Mundial da Juventude (JMJ). O pregão foi marcado para esta sexta-feira. Ela acolheu um pedido de liminar do Ministério Público (MP), que havia entrado com uma ação pedindo a suspensão do processo licitatório para impedir que a prefeitura do Rio aplique recursos públicos em um evento de natureza privada, como a JMJ.

Além disso, a desembargadora decidiu que até a manhã desta sexta-feira a Arquidiocese do Rio de Janeiro apresente uma lista de imóveis para garantir a caução(garantia) de R$ 8 milhões exigida aos organizadores do evento. A ordem é para evitar qualquer prejuízos aos cofres públicos. 

Igreja comenta sobre agenda do Papa no Brasil:

Na ação, o MP questiona o motivo do município arcar com os custos de R$ 7,8 milhões para contratar serviços de atendimento médico e de ambulâncias, já que havia sido estabelecido no plano de contingência que esses serviços seriam pagos pelos organizadores. O MP também encontrou vícios no processo licitatório e falhas nos procedimentos. 

Papa Francisco no Brasil

Com um público estimado em 1,5 milhão de pessoas, a Jornada Mundial da Juventude 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países.

O evento marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março desde ano. O Pontífice chega ao Rio de Janeiro na tarde do dia 22 de julho, com retorno a Roma previsto para o dia 28. Sua agenda no Brasil contempla a visita à comunidade de Varginha, no complexo de Manguinhos, na zona norte do Rio, e ao Hospital São Francisco de Assis. Além disso, terá um encontro com a sociedade no Theatro Municipal, no centro da cidade, e ao Santuário de Aparecida, em São Paulo. O ponto alto fica por conta de duas grandes celebrações na praia de Copacabana, na zona sul do Rio, nos dias 25 e 26.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade