PUBLICIDADE

Papa Francisco no Brasil

Prefeitura do RJ diz estar pronta para protestos em visita do Papa

Presidente da RioEventos diz que "onde a Jornada passa, tem protesto"

12 jul 2013 - 08h59
(atualizado às 09h11)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Até o momento 320 mil pessoas já estão inscritas para acompanhar o papa Francisco no Brasil</p>
Até o momento 320 mil pessoas já estão inscritas para acompanhar o papa Francisco no Brasil
Foto: AP

O peregrino que começar a chegar na próxima semana ao Rio de Janeiro para a Jornada Mundial da Juventude vai ter que se acostumar com duas realidades: andar no transporte coletivo da cidade e, para quem vai a Guaratiba, preparar as pernas para andar 13 quilômetros do local de desembarque em quatro pontos distintos (Campo Grande, Santa Cruz, Recreio e Paciência) até o Campus Fidei e depois voltar. O papa Francisco vai participar da vigília do dia 27 e da missa campal do dia 28, a partir das 10h, na cidade.

Para Leonardo Maciel, presidente da RioEventos, empresa do município responsável pela coordenação dos órgãos da cidade para a Jornada, a prefeitura está preparada para encarar possíveis protestos. “Onde a Jornada passa tem protesto, mas se é uma manifestação pacífica, todo mundo se entende, expõe suas ideias, tudo bem. Vai ter beijaço gay, Marcha das Vadias. É natural que isso ocorra e todo mundo tem direito a se manifestar", disse ele.

Maciel também disse estar preocupado em atender bem ao turista durante os dias do evento. "Mexemos na cidade nos últimos anos para que o transporte público funcione e o peregrino vai ter que usar esse transporte, até porque o ônibus dele não vai poder transitar pelo município" afirmou, citando os corredores exclusivos de ônibus, os chamados BRTs. “Peregrino só anda no Rio de transporte público. Só vai ou volta de Guaratiba de transporte público", completou.

Igreja comenta sobre agenda do Papa no Brasil:

Até o momento 320 mil pessoas já estão inscritas e a previsão da RioEventos junto com o Comitê Organizador Local é que esse número chegue a 400 mil até o fim da próxima semana. “Mas temos que trabalhar com o imprevisível. Por isso, estamos esvaziando a cidade nos dias principais, para podermos atender melhor” disse ele, lembrando dos feriados decretados pelo prefeito Eduardo Paes nos dias 23 (a partir das 16h), 25 e 26 em repartições públicas.

E para que o turista possa de locomover com facilidade, a prefeitura vai reforçar as principais linhas de ônibus em direção a Copacabana (nos dias 23, 25 e 26) e para Guaratiba (no dias 27 e 28). “Para não atrapalhar quem vai trabalhar normalmente, todos os ônibus que fazem serviço especial na cidade e vans vão ser adesivados e terão permissão para circular normalmente", confirmou Maciel.

Para Leonardo Maciel o planejamento da prefeitura é o mais conservador possível para que nada dê errado. “O importante é que o evento é positivo. Foi assim por onde passou. Claro sempre gera algum tipo de transtorno para o cidadão, mas temos que buscar melhorias, aprimorar o que foi feito”, disse ele, lembrando do esquema da Copa das Confederações, onde o esquema da prefeitura funcionou e bem.

Esquema especial para ônibus

O esquema final para a JMJ vai ser anunciado pela prefeitura apenas na próxima semana, mas os últimos cálculos dão conta de que cerca de 4 mil ônibus de turismo vão chegar na cidade a partir do sábado dia 19, o que significa metade da frota atual de coletivos que circular pela capital. Eles vão ser parados em três pontos distintos de acesso para serem adesivados e orientados de até onde poderão ir dentro do Rio e onde devem ficar estacionados. 

O primeiro ponto será em Cachoeira Paulista, na sede da Canção Nova, para quem vem de São Paulo, Centro Oeste e Sul do país, Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai; um segundo ponto será em Casimiro de Abreu, para quem vem do Norte Fluminense, Região dos Lagos, Espírito Santo e Nordeste; E um último na região de Petrópolis, para quem vem de Minas Gerais, Centro Oeste e Norte e Nordeste do Brasil. 

Além disso, o peregrino de fora ou mesmo o carioca, já têm à disposição um aplicativo para celular (IOS e Android) com um guia detalhado da cidade, linhas de ônibus, agenda completa do evento, horários, endereços de igrejas e de locais com eventos especiais relacionados à Jornada, além de informações sobre hospitais, câmbio, compras, serviços de aluguel de bicicletas, telefones de emergência, hotéis, restaurantes, pontos turísticos e até a possibilidade de criar roteiros individuais. 

Papa Francisco no Brasil

Com um público estimado em 1,5 milhão de pessoas, a Jornada Mundial da Juventude 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países.

O evento marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março desde ano. O Pontífice chega ao Rio de Janeiro na tarde do dia 22 de julho, com retorno a Roma previsto para o dia 28. Sua agenda no Brasil contempla a visita à comunidade de Varginha, no complexo de Manguinhos, na zona norte do Rio, e ao Hospital São Francisco de Assis. Além disso, terá um encontro com a sociedade no Theatro Municipal, no centro da cidade, e ao Santuário de Aparecida, em São Paulo. O ponto alto fica por conta de duas grandes celebrações na praia de Copacabana, na zona sul do Rio, nos dias 25 e 26.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade