PUBLICIDADE

Papa Francisco no Brasil

Papa Francisco usará carro aberto na Jornada Mundial da Juventude

Papa descartou usar um papamóvel blindado durante o evento no Brasil

17 jul 2013 - 14h08
Compartilhar
Exibir comentários

O papa Francisco não vai usar um papamóvel à prova de balas durante sua visita ao Brasil, na próxima semana, o que permitirá a ele ter um contato mais direto com os fiéis, afirmou o Vaticano nesta quarta-feira. Segundo o porta-voz Federico Lombardi, o Papa usará, durante o evento no Rio de Janeiro, o mesmo tipo de carro aberto que ele usa para se locomover em meio aos fiéis na praça São Pedro, no Vaticano. O veículo permite que o pontífice possa tocar as pessoas e ser tocado por elas.

"Ele acha que assim é melhor para ele se comunicar diretamente com as pessoas", declarou Lombardi. "Ele decidiu fazer dessa maneira porque está de acordo com a maneira que ele faz aqui."

O Vaticano tem uma frota de veículos fechados, à prova de balas e com ar condicionado para uso do Papa no exterior. Eles passaram a ser usados depois que João Paulo 2º quase foi morto durante um atentado, em 13 de maio de 1981.

Segundo Lombardi, o Vaticano confia que o evento católico vai transcorrer sem maiores transtornos, apesar da recente onda de protestos no Brasil. Há total confiança nas autoridades brasileiras, afirmou o porta-voz, lembrando ainda que os protestos não eram contra o Papa nem contra a Igreja Católica.

Francisco ficará uma semana no Rio de Janeiro, onde participará da Jornada Mundial da Juventude. Ele também visitará uma favela e vai se encontrar com jovens presidiários. Segundo o Vaticano, o Papa passeará pela favela da Varginha no dia 25. Antes de falar aos moradores, ele pretende visitar uma casa na comunidade.

A Jornada Mundial da Juventude, organizada pela Igreja Católica, acontece de 23 a 28 de julho no Rio de Janeiro. São esperados 1 milhão de visitantes.

Papa Francisco no Brasil
Com um público estimado em 1,5 milhão de pessoas, a Jornada Mundial da Juventude 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países.

O evento marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março desde ano. O Pontífice chega ao Rio de Janeiro na tarde do dia 22 de julho, com retorno a Roma previsto para o dia 28. Sua agenda no Brasil contempla a visita à comunidade de Varginha, no complexo de Manguinhos, na zona norte do Rio, e ao Hospital São Francisco de Assis. Além disso, terá um encontro com a sociedade no Theatro Municipal, no centro da cidade, e ao Santuário de Aparecida, em São Paulo. O ponto alto fica por conta de duas grandes celebrações na praia de Copacabana, na zona sul do Rio, nos dias 25 e 26.

vc e o papa

Você conheceu os papas João Paulo II ou Bento XVI? Vai participar da Jornada Mundial da Juventude no Rio ou tentar encontrar com o Papa Francisco em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com os papas para o Terra.

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade