PUBLICIDADE

Papa Francisco no Brasil

No Vaticano, arcebispo de SP tranquiliza cardeais sobre visita do Papa

4 jul 2013 - 19h24
(atualizado às 19h30)
Compartilhar
Exibir comentários
Cardeal Scherer faz parte do Conselho composto por 15 cardeais que estuda os problemas econômicos e administrativos da Santa Sé.
Cardeal Scherer faz parte do Conselho composto por 15 cardeais que estuda os problemas econômicos e administrativos da Santa Sé.
Foto: Rafael Belincanta / Especial para Terra

O arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Scherer, aproveitou sua participação em reuniões sobre a divulgação do balanço econômico do Vaticano para afastar qualquer possibilidade de temores em relação às manifestações que acontecem no Brasil há três semanas. O religioso faz parte do conselho composto por 15 cardeais que estuda os problemas econômicos e administrativos da Santa Sé. Ele estará em Roma até esta sexta-feira.

Ao Terra, Dom Odilo disse que as manifestações não despertam maiores preocupações para a organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro. Ele, porém, não descarta a possibilidade de que elas possam acontecer durante o encontro mundial. “É possível que essas manifestações tenham reflexo durante a Jornada Mundial da Juventude. Diria que não seria normal se, com tantos jovens reunidos, não emergissem as insatisfações sociais dos jovens em um País que ainda deve fazer tanto para alcançar a justiça social”, disse.

O arcebispo de São Paulo também aproveitou a presença dos demais cardeais do Conselho para tranquilizá-los a respeito da situação no Brasil. “Não se trata de uma revolução violenta. Existiram casos assim, mas o que vemos hoje são protestos organizados e que rechaçam os atos de violência, e isso não deverá comprometer a realização da JMJ. Os jovens podem ir tranquilamente, sem medo, que tudo transcorrerá em paz e serenidade.”

Papa Francisco no Brasil

Com um público estimado em 1,5 milhão de pessoas, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos o

Papa

. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países.

O evento marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março desde ano. O Pontífice chega ao Rio de Janeiro na tarde do dia 22 de julho, com retorno a Roma previsto para o dia 28. Sua agenda no Brasil contempla a visita à comunidade de Varginha, no complexo de Manguinhos, na zona norte do Rio, e ao Hospital São Francisco de Assis. Além disso, terá um encontro com a sociedade no Theatro Municipal, no centro da cidade, e ao Santuário de Aparecida, em São Paulo. O ponto alto fica por conta de duas grandes celebrações na praia de Copacabana, na zona sul do Rio, nos dias 25 e 26.

<a data-cke-saved-href=" http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/raio-x-vaticano/iframe.htm" href=" http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/raio-x-vaticano/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade