PUBLICIDADE

Papa Francisco no Brasil

Mensagem papal para os jovens da JMJ foi escrita por Bento XVI

20 jul 2013 - 14h58
(atualizado às 17h01)
Compartilhar
Exibir comentários
Francisco e Bento XVI se abraçam durante a inauguração de uma estátua do arcanjo São Miguel nos jardins da Santa Sé
Francisco e Bento XVI se abraçam durante a inauguração de uma estátua do arcanjo São Miguel nos jardins da Santa Sé
Foto: AP

A mensagem papal aos jovens por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) do Rio de Janeiro foi escrita por Bento XVI três meses antes de renunciar ao Pontificado, no dia 11 de fevereiro, e no mesmo afirmou que os jovens têm que usar a internet para divulgar o Evangelho, que devem, além disso, conhecê-la com "precisão".

Papa Francisco vem ao Brasil pela primeira vez; veja agenda

Francisco, que nestes quatro meses de papado demonstrou que os jovens são uma das prioridades de seu pontificado, manteve o discurso, e através da rede social Twitter convocou os jovens de todo o mundo a estarem no Rio de Janeiro, com os quais deseja "vivamente" se encontrar, segundo disse recentemente.

A 28ª Jornada Mundial da Juventude tem como lema "Ide e fazei discípulos entre todas as nações" e na mensagem se assinala que os jovens cristãos têm que ser os primeiros missionários no mundo, têm que usar a internet para divulgar o Evangelho e conhecer a fé de forma tão precisa "como um especialista em informática conhece o sistema operacional de seu computador".

Bento XVI lembrou na mensagem a última JMJ - realizada em Madri em agosto de 2011, da qual participaram cerca de dois milhões de jovens -, exortando os jovens que se encaminham ao Rio de Janeiro a compartilhar "no mundo digital, neste mundo da internet, a beleza do encontro com Jesus e deixar-se atrair por Ele".

Na mensagem se assinala que atualmente muitos jovens não veem com clareza seu caminho e que por isso é necessário mostrar-lhes "que a luz da fé é a que ilumina essa escuridão".

"A Igreja conta com vós. Sois os primeiros missionários entre os jovens, sois os que ides a coletar a tocha das mãos de vossos mais velhos e a viver no mundo no momento das mais gigantescas transformações de sua história. Sois os que ides a formar a sociedade de amanhã", ressalta o texto.

Na mensagem se ressalta que o mundo está atravessando um período histórico muito particular, que o progresso técnico oferece possibilidades "inauditas" de interação entre os homens e a população, mas que a globalização destas relações só será positiva e fará crescer o mundo em humanidade se se basear no amor e não no materialismo.

Sempre com o desejo de colocar Deus no centro do homem, Bento XVI assegurou que o homem que se esquece de Deus "fica sem esperança e é incapaz de amar a seu semelhante".

Em uma terra tradicional de missões, como é o Brasil, o papa se pergunta na mensagem o que significa ser missionário hoje em dia, afirmando que antes de tudo ser discípulo de Cristo é transmitir a fé com coragem, "enfrentando provas e incompreensões", como em outras épocas.

Mas para poder anunciar o Evangelho é necessário que os jovens conheçam aquilo em que creem.

"Tendes que conhecer vossa fé de forma tão precisa como um especialista em informática conhece o sistema operacional de seu computador, como um bom músico conhece sua peça musical. Tendes que estar profundamente enraizados na fé para enfrentardes os desafios e tentações deste tempo com força e decisão", assinala.

Na mensagem, os jovens são exortados a chegar a todos os povos do mundo e se lembra que muitos jovens não conhecem Cristo porque suas culturas não dão espaço para Deus, outros porque ainda não conheceram o Evangelho e outros "porque apesar de havê-lo recebido, vivem como se Deus não existisse".

O papa diz aos jovens que devem realizar o compromisso missionário especialmente através do campo das comunicações sociais, em particular internet, e no mundo da imigração.

"Sabei usar com sabedoria este meio, considerando os perigos que contém, em particular o risco da dependência, de confundir o mundo real com o virtual, de substituir o encontro e o diálogo direto com as pessoas com os contatos na rede", afirma.

No dia 24 de março, domingo de Ramos, se celebrou a JMJ em nível diocesano e o papa Francisco escreveu um "tweet" no qual disse que espera com alegria o momento de se reunir com os jovens no Brasil.

Durante os seis dias de estadia no Brasil, de 22 a 28 de julho, ele visitará o santuário mariano de Aparecida.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-game/" href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-game/">Game do Papa</a>

Papa Francisco no Brasil

Com um público estimado em 1,5 milhão de pessoas, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países.

O evento marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março desde ano. O Pontífice chega ao Rio de Janeiro na tarde do dia 22 de julho, com retorno a Roma previsto para o dia 28. Sua agenda no Brasil contempla a visita à comunidade de Varginha, no complexo de Manguinhos, na zona norte do Rio, e ao Hospital São Francisco de Assis. Além disso, terá um encontro com a sociedade no Theatro Municipal, no centro da cidade, e ao Santuário de Aparecida, em São Paulo. O ponto alto fica por conta de duas grandes celebrações na praia de Copacabana, na zona sul do Rio, nos dias 25 e 26.

vc e o papa

Você conheceu os papas João Paulo II ou Bento XVI? Vai participar da Jornada Mundial da Juventude no Rio ou tentar encontrar com o papa Francisco em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com os papas para o Terra.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade