PUBLICIDADE

Papa Francisco no Brasil

Marinha treina militares para Jornada Mundial da Juventude

20 jul 2013 - 00h18
(atualizado às 04h17)
Compartilhar
Exibir comentários
A finalidade dos exercícios foi demonstrar a capacidade das equipes de operações especiais da Marinha em atender às demandas de segurança do evento
A finalidade dos exercícios foi demonstrar a capacidade das equipes de operações especiais da Marinha em atender às demandas de segurança do evento
Foto: Reuters

O Comando do 1º Distrito Naval treinou na tarde de hoje (19) 150 militares para apoiar a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no complexo naval da Ilha do Governador, zona norte do Rio, e no navio-patrulha Macaé, fundeado na Baía de Guanabara. A finalidade dos exercícios foi demonstrar a capacidade das equipes de operações especiais da Marinha em atender às demandas de segurança do evento.

O Grupo Especial de Retomada e Resgate participou do treinamento com uso de um helicóptero para reaver instalações e resgatar reféns. Já os fuzileiros navais tomaram o controle de trânsito, com uso de cães. Em outro exercício, simularam um atentado químico, com explosão de uma bomba. Houve também ações de defesas químicas, biológicas, nucleares e radiológicas. No navio-patrulha Macaé, os mergulhadores de combate simularam como controlar um navio e o resgatar reféns.

De acordo com a Marinha, a segurança da área marítima e de estruturas estratégicas será fiscalizada com ações de inspeção e patrulha naval nas orlas oceânicas do Rio, e nas baías de Guanabara e de Sepetiba, e na área marítima da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, em Angra dos Reis, no sul fluminense.

Em terra, o Corpo de Fuzileiros Navais atuará como força de contingência em pontos estratégicos e realizará ações de segurança no Campus Fidei, em Guaratiba, zona oeste do Rio, onde o Papa Francisco participará da vigília campal no dia 27 e da missa campal no dia 28. A equipe de operações especiais também estará preparada para atuar no combate ao terrorismo. Cerca de 3.300 militares foram mobilizados para os eventos internacionais sediados no Brasil, como a Copa das Confederações, em junho, e agora a JMJ.

Papa Francisco no Brasil
Com um público estimado em 1,5 milhão de pessoas, a Jornada Mundial da Juventude 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países.

O evento marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março desde ano. O Pontífice chega ao Rio de Janeiro na tarde do dia 22 de julho, com retorno a Roma previsto para o dia 28. Sua agenda no Brasil contempla a visita à comunidade de Varginha, no complexo de Manguinhos, na zona norte do Rio, e ao Hospital São Francisco de Assis. Além disso, terá um encontro com a sociedade no Theatro Municipal, no centro da cidade, e ao Santuário de Aparecida, em São Paulo. O ponto alto fica por conta de duas grandes celebrações na praia de Copacabana, na zona sul do Rio, nos dias 25 e 26.

vc e o papa
Você conheceu os papas João Paulo II ou Bento XVI? Vai participar da Jornada Mundial da Juventude no Rio ou tentar encontrar com o Papa Francisco em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com os papas para o Terra.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade