3 eventos ao vivo

Mais de 25 mil jovens argentinos irão ao Rio receber o papa Francisco

15 jul 2013
16h52
atualizado em 16/7/2013 às 00h15
  • separator
  • 0
  • comentários

Mais de 25 mil jovens argentinos viajarão ao Rio de Janeiro para receber o papa Francisco em sua primeira visita à América Latina após sua nomeação, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontecerá entre os dias 23 e 28 deste mês.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-no-brasil/iframe.htm" href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-no-brasil/iframe.htm">veja o infográfico</a>

A Igreja Católica argentina registrou 25 mil inscrições no total, disse nesta segunda-feira o padre Mario Miceli, do Arcebispado de Buenos Aires. Contabilizando apenas a arquidiocese de Francisco antes de ser eleito Papa, um contingente de três mil fiéis viajará à capital carioca para o evento.

O número final de viajantes será provavelmente maior, já que nem todos aqueles que se deslocam ao Rio o farão como credenciados, e a imprensa local especula com números de até 42,5 mil argentinos participantes.

A delegação que partirá de Buenos Aires terá como objetivo principal compartilhar com os jovens católicos do resto do mundo um testemunho de primeira mão sobre o trabalho do papa em Buenos Aires.

Além disso, o Arcebispado de Buenos Aires transferirá até o Rio de Janeiro duas réplicas da Nossa Senhora de Luján, padroeira da Argentina, uma que será entregue como presente às autoridades eclesiásticas do Rio e outra para a comunidade de Varginha, em Manguinhos, que Francisco percorrerá como parte do programa da JMJ.

O primeiro grande ato da Jornada Mundial da Juventude vai acontecer na próxima segunda-feira, dia 22, com a celebração de uma missa nacional na Catedral do Rio de Janeiro, mas a princípio sem a participação de Francisco, que chegará ao Brasil nesse mesmo dia.

Os atos centrais serão a cerimônia de abertura, as boas-vindas ao papa, a Via-Sacra, a vigília dos jovens com o papa e a missa de encerramento, aos quais se somarão outros atos extraordinários que terão a juventude como protagonista.

Esta será a segunda vez que a JMJ acontece na América Latina, já que Buenos Aires foi sede do evento em 1987, e a viagem ao Brasil será a primeira do papa Francisco à América do Sul após sua eleição.

Papa Francisco no Brasil
Com um público estimado em 1,5 milhão de pessoas, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países.

O evento marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março desde ano. O Pontífice chega ao Rio de Janeiro na tarde do dia 22 de julho, com retorno a Roma previsto para o dia 28. Sua agenda no Brasil contempla a visita à comunidade de Varginha, no complexo de Manguinhos, na zona norte do Rio, e ao Hospital São Francisco de Assis. Além disso, terá um encontro com a sociedade no Theatro Municipal, no centro da cidade, e ao Santuário de Aparecida, em São Paulo. O ponto alto fica por conta de duas grandes celebrações na praia de Copacabana, na zona sul do Rio, nos dias 25 e 26.

vc e o papa
Você conheceu os papas João Paulo II ou Bento XVI? Vai participar da Jornada Mundial da Juventude no Rio ou tentar encontrar com o Papa Francisco em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com os papas para o Terra.

<a data-cke-saved-href=" http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/raio-x-vaticano/iframe.htm" href=" http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/raio-x-vaticano/iframe.htm">veja o infográfico</a>
EFE   
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade