PUBLICIDADE

Padilha diz que votação de denúncia contra Temer no plenário da Câmara pode ficar para agosto

13 jul 2017 - 13h30
(atualizado às 13h39)
Compartilhar
Exibir comentários

O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, admitiu nesta quinta-feira que a votação da aceitação da denúncia contra o presidente Michel Temer no plenário da Câmara pode ficar para agosto, mas disse que esse não é um problema para o governo.

Ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, durante coletiva de imprensa no Palácio do Planalto, em Brasília 07/07/2016 REUTERS/Ueslei Marcelino
Ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, durante coletiva de imprensa no Palácio do Planalto, em Brasília 07/07/2016 REUTERS/Ueslei Marcelino
Foto: Reuters

"O problema de quórum não é nosso, é de quem quer receber a denúncia. Quem quer receber a denúncia é quem tem que colocar quórum", disse Padilha. "Pode ser agora ou pode ser agosto".

Um pouco depois, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que se for desejo dos dois lados, a votação deverá ser realizada na primeira semana de agosto.

"Se a oposição e a base, de fato, não querem votar agora, fica para a primeira semana de agosto", disse Maia.

Temer queria ver a denúncia derrubada antes do recesso parlamentar, e chegou a negociar o adiamento da votação da Lei de Diretrizes do Orçamento --sem o qual o Congresso não pode entrar em recesso-- para dar mais tempo para a votação em plenário. A LDO, no entanto, deve ser votada nesta quinta-feira, no que foi uma última tentativa de manter o quórum na Casa para votar em plenário a denúncia na sexta-feira, mas sem sucesso.

No entanto, nesta quinta o vice-líder do governo na Câmara, Darcísio Perondi, admitiu que a votação deve ficar para agosto. Um dos empecilhos é chegar aos 342 deputados em plenário para abrir a votação, número exigido pelo presidente da Casa.

Padilha afirmou que possivelmente haverá um diálogo com Maia sobre esse número, mas que é uma prerrogativa do presidente da Câmara. "É uma posição pessoal do presidente Rodrigo Maia, temos que nos resignar. Ele é quem comanda a pauta da Casa", disse. "Mas esse não é um problema nosso."

Questionado sobre a posição anterior do governo de votar o mais cedo possível a denúncia, Padilha afirmou que "o mais cedo possível quem vai determinar é quem tem que colocar quórum".

Já sobre a votação na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, onde a denúncia está neste momento e deve ser votada nesta tarde, Padilha previu uma vitória "magistral" do governo.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade