PUBLICIDADE

Oscar Niemeyer

Niemeyer teve projeto para o Maracanã rejeitado

6 dez 2012 - 17h33
(atualizado às 17h51)
Compartilhar

Daniel Favero

Imagem da maquete que exibia como seria todo o complexo do Maracanã proposto por Niemeyer
Imagem da maquete que exibia como seria todo o complexo do Maracanã proposto por Niemeyer
Foto: Reprodução

Em 1941 o governo brasileiro criou um concurso de projetos para o Estádio Nacional, hoje conhecido como estádio do Maracanã. A seleção ocorreu em duas etapas, a primeira aconteceu em janeiro de 1942, quando foram escolhidos três projetos, entre eles o de Oscar Niemeyer.

Veja fotos das principais obras de Oscar Niemeyer

Conheça a trajetória do arquiteto

A falta de consenso da comissão julgadora, e uma indefinição que durou meses, acabou fazendo com que o projeto ficasse de fora, segundo relata uma publicação elaborada pelo arquiteto professor da Universidade do Rio Grande do Sul, Carlos Eduardo Dias Comas.

Mudanças de governo e problemas administrativos, que perduraram anos, acabaram fazendo com que o projeto usado fosse escolhido às pressas. Os arquitetos Miguel Feldman, Waldir Ramos, Oscar Waldetaro, Rafael Galvão, Orlando Azevedo, Antônio Dias Carneiro e Pedro Paulo Bernardes Bastos, foram os autores do desenho, que tinha o mesmo tamanho e localização do projeto de Niemeyer. O estádio foi usado ainda interminado na Copa de 1950 e só foi definitivamente concluído em 1965.

"A eliminação de Niemeyer da lista teve mais a ver com dúvidas legítimas quanto à exequibilidade técnico-econômica de sua proposta que ao questionamento de sua forma", diz Dias Comas em seu estudo.

O desenho rejeitado de Niemeyer tinha arquibancadas divididas em cinco anéis com uma planta em "C", inscrita em uma elípse. A concepção implicaria em um corte e aterramento com quatro anéis sobre uma ribanceira escavada, no entanto, mais tarde a ideia se comprovou inviável em virtude do terreno argiloso do local.

A cobertura seria um toldo, para a qual foram apresentadas alternativas flexíveis e semiflexíveis, com cabos presos em mastros. Para reduzir o tamanho das rampas de acesso, o projeto propunha rebaixar o campo de jogo em 13 metros. Isso faria com que os acessos fossem mais curtos e a visibilidade melhorasse, barateando a obra.

Segundo um dos ícones da arquitetura e urbanismo Charles-Edouard Jeanneret-Gris, conhecido como Le Corbusier, citado no estudo de Dias Comas, o projeto rejeitado de Niemeyer era "um tipo de instalação absolutamente novo respondendo à funções recentemente surgidas da evolução social presente". Era uma estrutura em "C" com "a pureza duma concha", descreve.

Morre Oscar Niemeyer

O arquiteto Oscar Niemeyer morreu às 21h55 do dia 05 de dezembro de 2012, aos 104 anos, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, de infecção respiratória. Ele estava internado na instituição de saúde desde o dia 6 de novembro, onde alternou quadros de melhoria e de piora na saúde.

Considerado um dos nomes mais influentes da arquitetura moderna mundial, Niemeyer foi responsável pelas principais obras da construção de Brasília, inaugurada em 1960. Carioca, nasceu em 15 de dezembro de 1907 no bairro de Laranjeiras, no Rio.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade