PUBLICIDADE

Oscar Niemeyer

Dilma decreta luto oficial de 7 dias por morte de Niemeyer

6 dez 2012 - 17h58
Compartilhar

A presidente Dilma Rousseff recebeu nesta quinta-feira no Palácio do Planalto o corpo do arquiteto Oscar Niemeyer, um dos criadores de Brasília, que morreu ontem à noite aos 104 anos de idade. A governante decretou luto oficial de sete dias pela morte do arquiteto, segundo informou o governo, medida que foi acompanhada pelo governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz.

A presidente Dilma Rousseff acompanha a viúva de Niemeyer, Vera Lucia, nas últimas homenagens ao arquiteto
A presidente Dilma Rousseff acompanha a viúva de Niemeyer, Vera Lucia, nas últimas homenagens ao arquiteto
Foto: Roberto Stuckert Filho/PR / Divulgação

Veja fotos das principais obras de Oscar Niemeyer

Conheça a trajetória do arquiteto

Dilma, acompanhada pela viúva de Niemeyer, Vera Lucia, esperou, na parte alta da rampa que dá acesso ao palácio, o caixão, coberto com a bandeira do Brasil, carregado nos ombros por membros dos Dragões da Independência, a guarda de honra presidencial.

A governante aplaudiu a passagem do cortejo no momento em que o corpo de Niemeyer entrou no palácio e foi colocado no salão principal.

O caixão foi levado hoje em um avião da Presidência do Rio de Janeiro, onde o arquiteto faleceu, e foi recebido na Base Aérea de Brasília por militares que lhe renderam honras e o carregaram nos ombros até um caminhão do Corpo de Bombeiros.

Sob sol forte, a caravana silenciosa, escoltada por motoqueiros da polícia, se dirigiu depois à Praça dos Três Poderes, onde estão os principais palácios e edifícios públicos de Brasília, projetados por Niemeyer no final da década de 50 para a que seria a nova capital federal, inaugurada em abril de 1960.

Na primeira fila no salão principal do Palácio estavam, além de Dilma e da viúva, parte do gabinete ministerial, alguns governadores, o presidente do Senado, José Sarney; o do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa; o da Câmara dos Deputados, Marco Maia, assim como outras autoridades e parentes do arquiteto.

A decisão de levar Niemeyer ao Palácio do Planalto partiu de Dilma, quem ontem à noite entrou em contato com os familiares para oferecer seus pêsames e fazer o convite. Depois das homenagens oficiais, o velório foi aberto ao público. A previsão é que o corpo volte ainda esta noite ao Rio para um velório privado no Palácio da Cidade.

O enterro de Niemeyer será amanhã à tarde no cemitério São João Batista, em Botafogo, bairro onde este brasileiro universal nasceu em 15 de dezembro de 1907 e do hospital onde morreu ontem à noite.

Morre Oscar Niemeyer

O arquiteto Oscar Niemeyer morreu às 21h55 do dia 05 de dezembro de 2012, aos 104 anos, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, de infecção respiratória. Ele estava internado na instituição de saúde desde o dia 6 de novembro, onde alternou quadros de melhoria e de piora na saúde.

Considerado um dos nomes mais influentes da arquitetura moderna mundial, Niemeyer foi responsável pelas principais obras da construção de Brasília, inaugurada em 1960. Carioca, nasceu em 15 de dezembro de 1907 no bairro de Laranjeiras, no Rio.

EFE   
Compartilhar
Publicidade