PUBLICIDADE

Nos EUA, Ernesto Araújo reafirma soberania da Amazônia

Chanceler se reuniu nesta sexta(13) com o secretário Mike Pompeo

13 set 2019 - 20h44
Compartilhar
Exibir comentários

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, voltou a falar nesta sexta-feira (13), durante pronunciamento à imprensa, em Washington, sobre a questão da soberania da Amazônia. Ao lado do secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, o chanceler brasileiro afirmou que ao redor do mundo há questionamentos sobre a soberania do Brasil em relação à floresta, "como se talvez nós não fossemos capazes de suportar o desafio ambiental, o que não é verdade". Pompeo, por sua vez, elogiou o posicionamento do Brasil nas questões de política externa, e aproveitou o encontro para reforçar a intenção de criar um fundo de US$100 milhões para a conservação da biodiversidade na Amazônia. De acordo com o secretário americano, o fundo será liderado pelo setor privado e contará com um prazo de 11 anos.

Nos EUA, Ernesto Araújo reafirma soberania da Amazônia
Nos EUA, Ernesto Araújo reafirma soberania da Amazônia
Foto: EPA / Ansa - Brasil

    "Vamos tirar do 'chão' um compromisso feito em março, um fundo de investimento de US$ 100 milhões, ao longo de 11 anos, para a conservação de biodiversidade na Amazônia, e esse projeto será liderado pelo setor privado", afirmou.

    Além disso, Araújo explicou que o governo brasileiro pretende contar com os Estados Unidos para "criar desenvolvimento para a região da Amazônia", porque precisa de "novas e produtivas iniciativas para criar empregos e renda para as pessoas" que moram na área.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade