PUBLICIDADE

Nomeação de Figueiredo Machado é publicada no Diário Oficial da União

28 ago 2013 - 10h03
(atualizado às 10h06)
Compartilhar
Exibir comentários

A nomeação do embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado para o cargo de ministro das Relações Exteriores foi publicada na edição desta quarta-feira do Diário Oficial da União. O texto traz ainda a exoneração do diplomata da função de representante do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU).

Figueiredo Machado substitui Antonio Patriota, que ficou dois anos e oito meses no cargo e que assume o posto de representante do Brasil na ONU, antes ocupado pelo novo chanceler. A nomeação de Figueiredo Machado pela presidente Dilma Rousseff foi anunciada há dois dias.

A substituição de chanceleres foi definida anteontem em meio à crise causada pela retirada do senador boliviano de oposição, Roger Pinto Molina, abrigado por 455 dias na Embaixada do Brasil em La Paz (capital boliviana).

A saída do parlamentar foi organizada pelo diplomata Eduardo Saboia, encarregado de negócios (equivalente a embaixador interino) na Bolívia. Porém, para setores do governo, como a decisão foi tomada aparentemente de forma pessoal, houve quebra de hierarquia.

O novo ministro das Relações Exteriores é diplomata de carreira e foi o negociador-chefe da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, em junho do ano passado, no Rio de Janeiro. É um especialista em temas ambientais e de desenvolvimento de sustentabilidade.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade