PUBLICIDADE

No Brasil, conselheiro dos EUA debate meio ambiente e democracia

Jake Sullivan se reuniu com Bolsonaro e ministro do Exterior

5 ago 2021 - 17h13
(atualizado às 17h31)
Compartilhar
Exibir comentários

O conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, debateu "apoio à democracia" e temas de meio ambiente com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Carlos França, em visita ao país nesta quinta-feira (5).

Conselheiro dos EUA visita Bolsonaro no Brasil
Conselheiro dos EUA visita Bolsonaro no Brasil
Foto: Reprodução / Twitter / Ansa - Brasil

A informação foi divulgada na página oficial do Twitter do Itamaraty e revela que Sullivan participou de um almoço com França, o vice-presidente Hamilton Mourão e o secretário de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, almirante Flávio Rocha.

Na ocasião, foram discutidos "temas das pautas bilateral, regional e multilateral, com o objetivo de aprofundar e diversificar as áreas de trabalho conjunto e valorizar interesses compartilhados".

Além disso, o Itamaraty informou que o grupo abordou "os desafios resultantes da pandemia e outros temas centrais para os dois países, como o desenvolvimento sustentável, a defesa da democracia e dos direitos humanos e as questões de segurança no hemisfério".

Ainda de acordo com o Ministério das Relações Exteriores, "a visita do embaixador, bem como os contatos mantidos entre as lideranças dos governos do Brasil e dos Estados Unidos, ilustra o contínuo fortalecimento da parceria entre as duas maiores economias e democracias do continente americano".

A embaixada dos EUA, por sua vez, ressaltou que Sullivan compartilhou "perspectivas sobre vários temas", como "crescimento econômico, apoio à democracia, mais segurança para a região e promoção de ações concretas para o meio ambiente".

Mais cedo, o conselheiro americano foi recebido pelo presidente Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto, em um encontro que não constava na previsão de agenda do líder brasileiro.

Em duas fotos publicadas pela embaixada, Sullivan aparece utilizando máscara de proteção contra a Covid-19, enquanto que Bolsonaro está sem o equipamento recomendado para evitar o contágio.

Sullivan é o primeiro representante do governo de Joe Biden a se reunir com Bolsonaro desde que o atual presidente dos Estados Unidos tomou posse. Até o momento, o democrata não manteve nenhuma conversa direta com o presidente brasileiro, que apoiou à reeleição do republicano Donald Trump e foi um dos últimos líderes mundiais a parabenizar Biden pela vitória no pleito de 2020.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade