PUBLICIDADE

MPF dá parecer favorável para Lula ir ao velório do neto

1 mar 2019 - 19h50
(atualizado às 19h57)
Compartilhar
Exibir comentários

Neto do ex-presidente morreu aos 7 anos em decorrência de meningite meningocócica. Justiça ainda não divulgou decisão. Governo do Paraná cede aeronave para levar petista a São Paulo.O Ministério Público Federal (MPF) concedeu nesta sexta-feira (01/03) um parecer favorável ao pedido dos advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que ele deixe a prisão para ir ao velório de seu neto, Arthur Araújo Lula da Silva, em São Paulo. A solicitação foi feita com base na Lei de Execução Penal (LEP), que prevê que presos possam deixar as unidades para comparecer ao enterro de um parente próximo.

Lula está preso em Curitiba desde abril do ano passado
Lula está preso em Curitiba desde abril do ano passado
Foto: DW / Deutsche Welle

O neto de Lula, de 7 anos, morreu na manhã desta sexta-feira devido a uma meningite meningocócica em Santo André, no estado de São Paulo. Arthur deu entrada no hospital Bartira às 07h20, com quadro instável, e faleceu às 12h11. Ele era filho de Sandro Luis Lula da Silva, filho do ex-presidente e da ex-primeira dama Marisa Letícia, que morreu em 2017.

Desde o pedido da defesa para a liberação, o processo da execução penal de Lula corre em sigilo, que teria sido determinado pela juíza federal Carolina Lebbos, da 12ª Vara Criminal em Curitiba. Segundo os jornais o Estado de S.Paulo e Folha de S.Paulo, o pedido do ex-presidente teria sido acatado, após o parecer favorável do MPF. A Justiça, porém, ainda não informou a decisão.

No pedido, a defesa de Lula se comprometeu a não divulgar informações sobre o trajeto que será realizado e nem sobre o local da cerimônia. O ex-presidente deve ser levado a São Paulo numa aeronave disponibilizada pelo governo do Paraná, que foi cedida após um pedido da Polícia Federal (PF).

De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, o velório será no cemitério Jardim da Colina, em São Bernardo do Campo. O corpo de Arthur será cremado no sábado.

Foi Sandro quem informou Lula, por telefone, após obter autorização da PF, sobre a morte do neto. Arthur visitou o avô duas vezes na prisão.

Esse foi o segundo parente do ex-presidente que morreu desde sua prisão. No final de janeiro, seu irmão Genival Inácio da Silva, conhecido como Vavá, morreu, aos 79 anos, em decorrência de um câncer.

Na ocasião, a defesa de Lula também solicitou permissão para o petista viajar de Curitiba a São Bernardo do Campo para acompanhar o velório e o enterro do irmão. O pedido, porém, foi negado pela juíza federal Carolina Lebbos. A decisão foi confirmada pelo desembargador Leandro Paulsen, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).

Os advogados do ex-presidente recorreram ao Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou a liberação temporária de Lula. No entanto, devido à demora da decisão, o petista acabou perdendo a cerimônia e desistiu de ir a São Paulo.

Lula está preso desde 7 de abril de 2018 em Curitiba. Ele foi condenado em segunda instância, em janeiro do ano passado, a 12 anos e um mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no processo que envolve um triplex no Guarujá. O ex-presidente nega as acusações.

No início de fevereiro, Lula foi novamente condenado, em primeira instância, por corrupção e lavagem de dinheiro, desta vez no processo referente a reformas realizadas num sítio em Atibaia, no interior de São Paulo. Ele ainda é réu em outras sete ações penais. Os advogados do petista alegam que o ex-presidente é vítima de perseguição política.

CN/lusa/ots

______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube

| WhatsApp | App | Instagram | Newsletter

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade