PUBLICIDADE

Política

Moraes dá 5 dias para PF ouvir senador Marcos do Val

Inquérito investiga a participação do ex-presidente Jair Bolsonaro nos atos terroristas do dia 8 de janeiro

2 fev 2023 - 12h46
(atualizado às 15h36)
Compartilhar
Exibir comentários
Decisão ocorreu depois que o senador deu uma entrevista em que confirmou ter se reunido com Bolsonaro com a intenção de impedir a posse de Lula
Decisão ocorreu depois que o senador deu uma entrevista em que confirmou ter se reunido com Bolsonaro com a intenção de impedir a posse de Lula
Foto: Adriano Machado

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), acatou pedido da Polícia Federal e deu prazo de cinco dias para que a corporação tome o depoimento do senador Marcos do Val (Podemos-ES) em inquérito que investiga o ex-presidente Jair Bolsonaro sobre atos que envolvem a invasão e depredação das sedes dos Três Poderes.

Senador Marcos Do Val diz ter sofrido coação de Jair Bolsonaro para golpe de Estado:

Segundo informações da Globonews, o depoimento de Do Val deve ser colhido ainda nesta quinta-feira, 2. 

"Conforme amplamente noticiado, o senador Marcos do Val divulgou em suas redes sociais ter recebido proposta com objetivo de ruptura do Estado Democrático de Direito, circunstância que deve ser esclarecida no contexto mais amplo desta investigação, notadamente no que diz respeito a eventual intenção golpista, o que pode caracterizar os crimes previstos nos arts. 359-M (golpe de Estado) e 359-L (abolição violenta do Estado Democrático de Direito) do Código Penal", disse Moraes.

Entenda o suposto plano golpista de Jair Bolsonaro revelado por senador:

"Diante das informações prestadas e da necessidade de maiores esclarecimentos, defiro o requerimento e determino à Polícia Federal que proceda à oitiva do senador Marcos do Val, no prazo máximo de 5 (cinco) dias", emendou, no despacho.

Nesta manhã, o senador deu uma entrevista em que confirmou ter se reunido com Bolsonaro e com o ex-deputado federal Daniel Silveira quando se discutiu sobre uma gravação ilegal do próprio Moraes.

Segundo o parlamentar, o intuito seria impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Daniel Silveira foi preso pela PF nesta quinta-feira por ordem de Moraes, por descumprimento de medidas cautelares.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade