PUBLICIDADE

Ministro russo visita o Brasil por baterias antiaéreas

Viagem acontece em meio a exigência do Brasil pela libertação da ativista do Greenpeace Ana Paula Maciel

15 out 2013 - 14h53
(atualizado às 21h29)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>A bióloga brasileira Ana Paula Alminhana Maciel está entre os ativistas do Greenpeace acusados de pirataria na Rússia por um protesto contra a exploração de petróleo no Ártico</p>
A bióloga brasileira Ana Paula Alminhana Maciel está entre os ativistas do Greenpeace acusados de pirataria na Rússia por um protesto contra a exploração de petróleo no Ártico
Foto: Dmitri Sharomov/Greenpeace / Divulgação

O ministro da Defesa da Rússia, Sergei Choigu, inicia nesta quarta-feira uma visita ao Brasil depois que Brasília decidiu, no início do ano, comprar baterias antiaéreas russas. A visita também acontece num momento em que a presidente Dilma Rousseff exige a libertação da ativista brasileira do Greenpeace, a bióloga Ana Paula Maciel, detida na Rússia.

O ministro russo tem previsto se reunir com seu colega brasileiro, Celso Amorim, e o vice-presidente Michel Temer, informaram a Embaixada da Rússia e o Ministério da Defesa brasileiro. O Brasil formalizou em fevereiro passado sua intenção de adquirir baterias antiaéreas russas, coincidindo com uma visita do primeiro-ministro Dimitri Medvedev.

São três baterias de mísseis Pantsir-S1 nível médio e duas baterias de mísseis Igla, que o País quer ter operacionais para as Olimpíadas de 2016. O Brasil também negocia a transferência de tecnologia, informou à época, o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, general José Carlos de Nardi. Em dezembro, o Brasil também adquiriu 12 helicópteros da Rússia.

Por outro lado, atualmente a presidente Dilma Rousseff está intercedendo pela libertação da brasileira Ana Paula Maciel, detida na Rússia entre 30 ativistas do Greenpeace após um protesto no país. Dilma pediu na semana passada ao chanceler Luiz Alberto Figueiredo um "contato de alto nível" com o governo russo para encontrar uma solução para Ana Paula e prometeu toda assistência à brasileira, detida durante um protesto ambiental.

Brasil e Rússia integram o chamado grupo Brics de grandes economias emergentes, que também reúne Índia, China e África do Sul e que em março do próximo ano celebrará sua cúpula no Brasil. O ministro russo também visita o Peru nesta viagem. 

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade