PUBLICIDADE

Ministério da Saúde monitora casos suspeitos da varíola dos macacos

Disseminação da doença em países não endêmicos tem levantado preocupações de especialistas e autoridades sanitárias

30 mai 2022 - 11h44
(atualizado às 11h52)
Compartilhar
Exibir comentários
 varíola dos macacos
varíola dos macacos
Foto: Reuters

O Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira, 30, que monitora dois casos suspeitos da varíola dos macacos no Brasil, descartando, por ora, qualquer confirmação dessa doença que tem se disseminado recentemente por países da Europa e nos Estados Unidos.

"Até o momento, não há casos confirmados da varíola dos macacos (monkeypox) no Brasil. Dois casos estão em investigação nos Estados de Santa Catarina e Ceará", disse a pasta.

"O Ministério da Saúde está em contato com Estados para apoiar no monitoramento e ações de vigilância em saúde", acrescentou o comunicado, sem dar maiores detalhes.

A varíola dos macacos, normalmente uma infecção viral leve, é endêmica em países africanos, mas sua disseminação para países não endêmicos, como na Europa e nos Estados Unidos, tem levantado preocupações de especialistas e autoridades sanitárias.

Até agora, existem mais de 200 casos confirmados ou suspeitos em cerca de 20 países onde o vírus não circulava anteriormente.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade