PUBLICIDADE

Mike Pompeo e Ernesto Araújo discutem crise na Venezuela

Já Maduro disse que visita por países vizinhos 'fracassou'

18 set 2020 - 19h28
(atualizado às 19h37)
Compartilhar
Exibir comentários

O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, reuniu-se na tarde desta sexta-feira (18), em Boa Vista, capital de Roraima, com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, para debater a crise na Venezuela.

Mike Pompeo visitou a capital de Roraima, Boa Vista, nesta tarde
Mike Pompeo visitou a capital de Roraima, Boa Vista, nesta tarde
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Em uma publicação no Twitter, o Itamaraty ressaltou que o encontro serviu para "dar continuidade à ampla parceria" entre Brasil e Estados Unidos, com "destaque para o esforço pela redemocratização" do território venezuelano.

O Ministro @ernestofaraujo reuniu-se com o Secretário de Estado dos #EUA, @SecPompeo, para dar continuidade à ampla parceria Brasil-EUA, com destaque para o esforço pela redemocratização da Venezuela. ???????? pic.twitter.com/J7kzL33VOx

? Itamaraty Brasil ???? (@ItamaratyGovBr) September 18, 2020

Pompeo desembarcou na capital de Roraima por volta das 14h (horário local) e conheceu o trabalho realizado pela Operação Acolhida, a força-tarefa criada pelo governo federal em março de 2018 para receber os milhares de imigrantes e refugiados venezuelanos que fugiram da instabilidade política e econômica no país vizinho.

Sua chegada na unidade causou aglomeração, mas todos da comitiva faziam uso de máscara de proteção.

Além da visita, Pompeo se reuniu com cinco membros de uma família de venezuelanos natural de Cumaná, estado de Sucre, que migraram há 10 meses e vivem atualmente em um dos abrigos da iniciativa.

"O secretário Pompeo irá ressaltar a importância do apoio dos EUA e do Brasil ao povo venezuelano em seu momento de necessidade, visitando migrantes venezuelanos que fogem do desastre provocado pelo homem na Venezuela", afirma um trecho da nota da embaixada.

O secretário de Estado do governo de Donald Trump ainda visitou a Paróquia de Nossa Senhora da Consolata, onde conheceu a instalação Água, Saneamento e Higiene (Wash).

Já o encontro entre Pompeo e o chanceler brasileiro ocorreu na sala vip da base aérea de Boa Vista e contou com a presença de representantes do Departamento de Estado e da Embaixada dos EUA.

A visita de Pompeo coincide com o aumento da pressão do governo norte-americano pela saída do poder do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

Em sua breve viagem pela América do Sul, Pompeo visitará também Colômbia, Suriname e Guiana.

Maduro -

Em pronunciamento na TV estatal, o presidente venezuelano, Nicolàs Maduro, disse que o tour de Pompeo pelos países vizinhos "fracassou".

"Mike Pompeo está em uma viagem de guerra contra a Venezuela, mas saiu pela culatra. Ele falhou em todas as tentativas de convencer os governos do continente a se organizarem em uma guerra contra a Venezuela".

Ansa - Brasil   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade