PUBLICIDADE

Mercosul terá declaração em defesa de soberania para explorar recursos naturais

4 dez 2019 - 20h28
(atualizado às 20h31)
Compartilhar
Exibir comentários

O governo brasileiro conseguiu colocar entre as declarações presidenciais do Mercosul --como aconteceu na cúpula do Brics-- um tema caro à atual administração, a necessidade de compatibilizar a proteção do meio ambiente com o crescimento econômico que chegue a todos, e a defesa da soberania dos recursos minerais dos países.

02/12/2019
REUTERS/Adriano Machado
02/12/2019 REUTERS/Adriano Machado
Foto: Reuters

Com a intenção de mexer significativamente em questões históricas da Amazônia, como a liberação do garimpo em terras indígenas e medidas como o fim da moratória da soja, que exige certificados de que o grão não vem de áreas desmatadas na região, o governo brasileiro vem tentando angariar apoios, mesmo que não explícitos, em fóruns internacionais.

A linguagem diplomática usada nas declarações presidenciais é vaga e não chega a citar a Amazônia, tanto no texto do Brics como será no do Mercosul. No entanto defendem a posição brasileira de que faz parte da soberania do país o direito de desenvolver sustentavelmente a região para beneficiar seus moradores e melhorar sua condição de vida.

VENEZUELA

Uma outra declaração acordada entre os presidentes diz respeito à Venezuela. O texto, no entanto, evitará condenar o governo de Nicolás Maduro de forma enfática, como pretendiam Brasil, Paraguai e Argentina, pela posição divergente e mais suave do Uruguai.

De acordo com uma fonte, o texto se concentrará na crise humanitária do país, que tem impacto em seus vizinhos, e na questão dos direitos humanos afetados pela crise econômica.

"São os pontos em que foi possível um acordo entre a posição dos quatro países", explicou a fonte.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade