PUBLICIDADE

Mercado piora contas e vê rombo primário extrapolando meta em 2017 e 2018

10 ago 2017 - 10h36
Compartilhar
Exibir comentários

O mercado passou a ver rombos primários maiores para o governo central (governo federal, Previdência Social e Banco Central) tanto neste ano quanto no ano que vem, extrapolando em ambos os casos as metas definidas pelo governo, conforme relatório Prisma Fiscal divulgado pelo Ministério da Fazenda nesta quinta-feira.

A nova projeção para 2017, feita a partir de dados coletados até o início de agosto, é de um déficit primário de 154,841 bilhões de reais, contra 145,268 bilhões de reais vistos antes, e bem acima da meta oficial de déficit de 139 bilhões de reais.

Para 2018, ainda segundo o Prisma Fiscal, a expectativa dos analistas para o rombo subiu a 130,528 bilhões de reais, contra 129 bilhões de reais anteriormente, cifra que correspondia exatamente à meta estabelecida para o ano que vem.

Os dados ressaltam a visão do mercado, já consolidada há tempos pelo menos para 2017, da impossibilidade de atingimento do alvo fiscal em meio à queda na arrecadação e alta nas despesas totais. Nesta quinta-feira, o presidente Michel Temer se reúne com ministros da área econômica e com líderes partidários para redefinição do rombo, que poderá ser alargado para comportar frustração de receitas.

Em relação à trajetória da dívida bruta, cuja estabilização deverá ser novamente adiada diante dos desafios fiscais, economistas pioraram suas contas para este ano a 75,90 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), contra 75,60 por cento antes.

Já para 2017, a expectativa subiu a 79,06 por cento do PIB, sobre 78,67 por cento antes.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade