PUBLICIDADE

Lula tem 19 pontos sobre Bolsonaro no 1º turno, diz Datafolha

23 jun 2022 - 18h48
Compartilhar
Exibir comentários

A nova pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta quinta-feira (23) mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com 47% das intenções de voto na corrida pelo Palácio do Planalto, enquanto Jair Bolsonaro (PL) tem 28%, uma vantagem de 19 pontos percentuais. Em relação ao estudo anterior, Lula apresentou uma oscilação de um ponto para menos, dentro da margem de erro. Já o atual presidente oscilou um ponto para mais, também dentro da margem de erro.

    No entanto, segundo os dados, se considerar os votos válidos - que exclui brancos e nulos - , o petista venceria a eleição no primeiro turno, com 53%, ante 32% de Bolsonaro.

    Para conquistar o pleito ainda no primeiro turno, o candidato precisa somar 50% dos votos válidos mais um. As eleições presidenciais serão realizadas no dia 2 de outubro - o segundo turno está previsto para o dia 30 do mesmo mês. A pesquisa revelou ainda que Ciro Gomes (PDT) aparece com 8%, André Janones (Avante) com 2% e Simone Tebet (MDB) com 1%, assim como Pablo Marçal (Pros) e Vera Lúcia (PSTU).

    Os demais - Luciano Bivar (União Brasil), Felipe D'Ávila (Novo), Eymael (DC), General Santos Cruz (Podemos), Leonardo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB) - não pontuaram. Já a parcela dos que dizem que votarão em branco ou nulo representa 7% dos entrevistados, enquanto os indecisos somam 4%.

    A pesquisa foi feita com 2.556 pessoas entre os dias 22 e 23 de junho em 181 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade