PUBLICIDADE

Lava Jato

Lula passa noite na sede de sindicato em São Bernardo (SP)

Ontem (5), Sérgio Moro emitiu uma ordem de prisão contra o petista

6 abr 2018 - 08h02
(atualizado às 08h33)
Compartilhar
Exibir comentários
Manifestantes pró-Lula na frente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo
Manifestantes pró-Lula na frente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo
Foto: Reuters

Após o juiz Sérgio Moro emitir uma ordem de prisão ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o petista passou a noite desta quinta-feira (5) na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo.

Lula se reuniu com lideranças do Partido dos Trabalhadores (PT) enquanto um grupo de manifestantes realizava uma vigília nos arredores do Sindicato, na qual palavras como "aqui está o povo sem medo de lutar" e "Fora Temer" foram entoadas.

Durante a madrugada desta sexta-feira (5), por volta de 2h (horário local), o ex-presidente apareceu na janela e acenou aos militantes que permaneciam do lado de fora. Minutos antes, Lula chegou a cumprimentar alguns petistas que compareceram ao segundo andar do prédio.

O ex-presidente chegou no Sindicato às 19h10 depois de participar de uma reunião no Instituto Lula junto com lideranças do PT, incluindo a senadora Gleisi Hoffmann, que fez dura crítica ao STF, afirmando que a prisão do ex-chefe de Estado é uma violência. "Consideramos uma prisão política. É uma prisão que vai expor o Brasil ao mundo. Viraremos uma republiqueta de bananas", disse.

Nesta quarta, Moro emitiu uma ordem de prisão dando as 17h de hoje como prazo para Lula se apresentar na Polícia Federal. No despacho, o juiz proibiu que sejam utilizadas algemas no petista "em atenção à dignidade do cargo que ocupou". Luiz Inácio Lula da Silva foi condenado a 12 anos e um mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá (SP), no qual ele é acusado de receber o imóvel da construtora OAS em troca de benefícios em contratos da Petrobrás.

Veja também

STF rejeita habeas corpus, e Lula fica próximo de ser preso:
Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade