PUBLICIDADE

Lula lidera intenções de voto

20 ago 2018 - 20h33
(atualizado às 20h50)
Compartilhar
Exibir comentários

Em primeira pesquisa Ibope após oficialização de candidaturas, ex-presidente tem 37% dos votos, seguido por Bolsonaro, com 18%, e Marina Silva, com 6%. Em cenário sem Lula, candidato do PSL aparece em primeiro lugar.O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato do PT, lidera as intenções de voto para o primeiro turno da eleição presidencial, aponta a primeira pesquisa Ibope realizada após a oficialização das candidaturas e divulgada nesta segunda-feira (20/08). O petista tem o apoio de 37% dos eleitores.

O segundo lugar ficou com Jair Bolsonaro, do PSL, que tem 18% das intenções de voto. Ele é seguido por Marina Silva (Rede), com 6%. Os candidatos Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin (PSDB) aparecem empatados com 5%. Álvaro Dias (Podemos) teria 3% dos votos. Já Guilherme Boulos, Henrique Meirelles (MDB), João Amoêdo (Novo) e Eymael (DC) receberiam 1% dos votos cada um.

Os demais candidatos, Cabo Daciolo (Avante), Vera (PSTU), João Goulart Filho (PPL), não conseguiram alcançar 1% das intenções de voto. Nesse cenário, 16% dos eleitores entrevistados pretende votar branco ou nulo e 6% ainda não sabem ou não responderam.

Condenado em segunda instância na Operação Lava Jato a 12 anos e um mês de prisão em janeiro deste ano, Lula está preso em Curitiba desde 7 de abril e pelas regras da Lei da Ficha Limpa seria inelegível. O ex-presidente sempre negou as acusações. A decisão sobre candidatura do petista, que já foi contestada pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, está nas mãos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Diante uma possível inelegibilidade da candidatura do ex-presidente, a pesquisa Ibope, encomendada pela Rede Globo e pelo jornal O Estado de São Paulo, também sondou um cenário sem participação de Lula e com o atual vice da chapa do PT, Fernando Haddad, como candidato.

Sem Lula, Bolsonaro lidera a corrida presidencial, com 20% das intenções de voto, seguido de Marina, com 12%, e Ciro Gomes, com 9%. Em seguida aparece Alckmin, com 7%. Já Haddad receberia 4% dos votos e Álvaro Dias permanece com 3%. Todos os demais candidatos teriam 1% cada.

Com essa constelação de candidatos, o número de eleitores que pretende votar branco ou nulo salta para 29%. Já 9% dos entrevistados afirmaram ainda não saber ou não quiseram responder em quem pretendem votar.

O Ibope também questionou os entrevistados sobre o candidato em quem eles não votariam de jeito nenhum. Bolsonaro é o líder em rejeição, com 37%, seguido de Lula, com 30%, Alckmin, com 25%, e Marina, como 23%. Já Ciro Gomes tem um índice de rejeição de 21%, Haddad de 16%, Meirelles de 13% e Cabo Daciolo de 12%. Boulos, Eymael, Álvaro Dias são rejeitados por 11% dos eleitores e os demais candidatos por 10%.

A sondagem foi realizada entre 17 e 19 de agosto e ouviu 2 mil eleitores em 142 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. É a primeira pesquisa de intenção de voto realizada pelo grupo depois da oficialização das candidaturas no TSE e também a primeira que considerou a participação dos 13 candidatos à Presidência.

CN/ots

----------------

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp

| App | Instagram | Newsletter

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade