PUBLICIDADE

Lula é condenado a pagar multa de R$ 1 mil em processo

O juiz considerou que o petista prestou informações falsas ao alegar que ocorreu abuso de autoridade da Prefeitura de São Bernardo do Campo

17 out 2018 - 17h30
(atualizado às 17h54)
Compartilhar
Exibir comentários

Um juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública condenou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a pagar uma multa por litigância de má-fé, sob a acusação de tentar enganar a Justiça em um processo pela construção de um sítio em São Bernardo do Campo. A medida foi assinada no dia 9 de outubro pelo magistrado José Carlos de França Carvalho Neto, mas veio a público nesta quarta-feira (17). De acordo com o jornal "Estado de São Paulo", a multa será de R$1 mil, valor correspondente a 10% da causa.

Lula está preso desde abril
Lula está preso desde abril
Foto: AFP / BBC News Brasil

O juiz considerou que o petista prestou informações falsas ao alegar que ocorreu abuso de autoridade da Prefeitura de São Bernardo do Campo que, na ocasião, havia mandado embargar a construção da "unidade residencial para lazer".

Segundo Neto, a obra foi embargada por "construção sem autorização", não havendo abuso de poder por parte da Prefeitura.

Na decisão, é explicado que Lula "assegurava" em seu projeto que para a realização das obras não seria necessário fazer "movimentação de terra", "o que não correspondeu à verdade".

A defesa do petista nega a acusação e disse que irá recorrer da decisão. A propriedade do ex-presidente possui 380 metros quadrados e era construída em uma área de 20,5 mil m². A nova casa de campo seria feita ao lado do sítio "Los Fubangos", propriedade comprada por Lula na década de 1990.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade