PUBLICIDADE

Líder diz que PT e parte do PMDB vão manter vetos ao ato médico

Deputado José Guimarães, líder do PT na Câmara, diz que há entendimento com partidos da base, mas que parlamentares médicos devem votar de forma diferente

19 ago 2013 - 18h16
(atualizado às 18h38)
Compartilhar
Exibir comentários

O líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães (CE), afirmou nesta segunda-feira que o partido construiu entendimento com "grande parte do PMDB" e outras bancadas pela manutenção dos vetos da presidente Dilma Rousseff sobre o projeto de lei conhecido como Ato Médico. A lei que regulamenta a atividade médica foi sancionada no mês passado, mas teve pontos polêmicos retirados, como o que dá exclusividade ao médico para a formulação de diagnóstico.

A derrubada dos vetos é defendida por entidades médicas, mas combatida por outras entidades ligadas a profissionais de saúde, entre os quais psicólogos, fisioterapeutas, enfermeiros e fonoaudiólogos. Para as categorias, a retirada dos vetos poderá acarretar em prejuízo ao acesso de pessoas a serviços de saúde, criando aumento de consultas e impedindo o pleno exercício das demais profissões.

"Não é que bancadas da base, todas elas, sejam favoráveis. É que construímos entendimento. Têm médicos que, evidentemente, vão votar contra o veto. Para nós do PT, grande parte do PMDB e outras bancadas, vamos manter o veto do Ato Médico, porque significa a preservação do interesse da saúde pública. Não podemos deixar de garantir a manutenção deste veto", disse Guimarães. 

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade