PUBLICIDADE

Lei pode se tornar abuso que deseja reprimir, critica Dodge

19 ago 2019 - 18h00
(atualizado às 18h28)
Compartilhar
Exibir comentários

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, criticou nesta segunda-feira o projeto de lei de abuso de autoridade, aprovado na semana passada pelo Congresso, ao destacar que é preciso observar se a própria norma é um "abuso que deseja reprimir" e citou o fato que ela pode ser futuramente questionada no Supremo Tribunal Federal. "É preciso considerar se esta lei tem a dose certa de normatividade ou se, ao errar na dose, faz como um remédio que se torna um veneno e mata o paciente", disse.

Procuradora-geral da República, Raquel Dodge
17/06/2019
REUTERS/Adriano Machado
Procuradora-geral da República, Raquel Dodge 17/06/2019 REUTERS/Adriano Machado
Foto: Reuters

"A boa lei fortalece as instituições, de cuja fortaleza depende a democracia, o seu sistema de freios e contrapesos e a proteção dos bens jurídicos que a Constituição garante. É preciso atentar para o fato de que a própria lei pode se tornar um abuso que deseja reprimir", completou, em evento em Curitiba durante a abertura do 1º Encontro Ibero-Americano da Agenda 2030 no Poder Judiciário.

A proposta tem sido alvo de críticas de entidades que fazem parte do sistema Judiciário e no momento está nas mãos do presidente Jair Bolsonaro, que vai decidir se sanciona ou veta, total ou parcialmente. O próprio Ministério da Justiça, em nota técnica, já se manifestou contrariamente a pontos da proposta. Nesta segunda, o próprio ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, ressaltou que na análise do projeto, "estamos atentos a óbices que eventualmente sejam colocados no trabalho da atividade policial".

Raquel Dodge - que deixa o cargo no dia 17 de setembro - disse que o ordenamento jurídico brasileiro prevê modos de se conter abusos. Exemplificou que os Ministérios Públicos são capazes de fazer o controle sobre as polícias e o Judiciário, sobre os MPs e que há ainda os conselhos de controle externo - CNJ e CNMP - que fazem o controle sobre o Ministério Público e a magistratura.

A procuradora-geral citou ainda que a decisão do Congresso de aprovar a proposta poderá ser revista pelo presidente, no momento da análise da sanção ou veto, ou em eventual questionamento perante o Supremo Tribunal Federal - o que ela chamou juridicamente de "controle concentrado".

"Vivemos um momento em que é preciso coragem. Porque na democracia, também o Parlamento se submete ao processo de apreciação de seus atos pelos demais Poderes, sendo possível tanto o exercício do veto presidencial, quanto o controle concentrado pelo Supremo", disse. "Fundamental é que Ministérios Públicos e o Judiciário sejam capazes de agir quando devem, mas também tenham a coragem de autocontenção, não cedendo ao clamor fácil das ruas virtuais", completou.

Veja também:

Previsão Brasil – Tempo instável entre o Sul e o SE:

 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade