Jovem com paralisia cerebral é adotado aos 18 anos
Família de São Paulo foi a Minas Gerais para completar a família
Depois de crescer em abrigos de Minas Gerais, Gabriel Ferreira de Souza, de 18 anos, conheceu o que é ter uma família. O jovem, que tem paralisia cerebral e depende de ajuda para as tarefas diárias, foi adotado por um casal do interior de São Paulo.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Próximo de completar 18 anos, ele poderia ser desligado do abrigo onde vivia e ficar sem um lar. A situação mudou quando Samira Sales e Lucas Nogueira decidiram adotá-lo.
O casal, que mora em Caçapava (SP), já havia adotado três irmãos em 2020, na Comarca de Arinos, em Minas Gerais. Mesmo depois da mudança de Estado, os dois afirmam que sentiam falta de um “quarto filho” que havia ficado para trás. Procuraram notícias sobre o rapaz e chegaram a conversar com ele por videochamadas.
Quando souberam que Gabriel estava prestes a atingir a maioridade e poderia deixar o abrigo, procuraram a assistente social Fátima Valadares, que acompanhou a primeira adoção da família. A servidora, com 30 anos de atuação na comarca, intermediou o reencontro.
Natural de Januária, no Norte de Minas, Gabriel chegou ao sistema de acolhimento ainda bebê. Estava desnutrido, pesava pouco mais de dois quilos e apresentava sinais de anemia e fraqueza muscular.
Houve uma tentativa de retorno à família biológica em 2010, mas o menino voltou para a instituição pouco tempo depois, por ainda estar exposto a situações de risco. Desde 2013, vivia em um abrigo de Arinos.
Apesar das limitações físicas e de fala, o jovem completou o ensino fundamental e segue estudando. Frequenta o curso da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Apae de Arinos e tem mostrado avanços na comunicação e na autonomia.