PUBLICIDADE

Imprensa europeia destaca julgamento de Lula

24 jan 2018 - 08h34
Compartilhar
Exibir comentários

Mídia em países como Alemanha, Inglaterra e França analisa como decisão de tribunal em Porto Alegre pode mudar o rumo da política brasileira nos próximos anos e selar destino do ex-presidente.Der Spiegel (Alemanha): Prisão ou Presidência

Foto: DW / Deutsche Welle

Acusado de corrupção, Lula foi punido em primeira instância com nove anos e meio de prisão. Mesmo assim, o ex-chefe de Estado brasileiro está à frente na corrida para a presidência. Agora ele espera pelo julgamento do recurso. Embora ele lidere atualmente as pesquisas eleitorais, com um total de sete processos em curso contra ele, a estrela de Lula deixou de brilhar há muito tempo.

Stern (Alemanha): Dia decisivo para Lula e para o seu país

No processo de corrupção contra o ex-presidente do Brasil Lula, o veredicto vai ser proferido nesta quarta-feira. Isso pode desencadear protestos violentos, porque, se as algemas tilintarem, Lula não poderá - como muitos esperam - se tornar novamente chefe de Estado.

Trata-se de um romance policial-político e do ponto alto no escândalo de anos de suborno nas contratações públicas, que abala o país desde 2014.

No entanto, à sombra de Lula e dos escândalos, no final, outra pessoa poderia se beneficiar. O conservador de direita Jair Bolsonaro já está em segundo lugar nas pesquisas eleitorais.

Süddeutsche Zeitung (Alemanha): Palácio ou prisão para Lula

O que Luiz Inácio Lula da Silva vai fazer quando tudo isso acabar? Ou seja, o processo que vai decidir se ele pode se tornar novamente presidente do Brasil ou se ele será o primeiro ex-presidente na história deste país a ter que ir para a prisão? Com um pouco de exagero, para ele está em jogo a alternativa: palácio ou prisão. Nas últimas semanas, esse tema tem dominado o debate político.

Será que ele retornará, se a pena de prisão for aplicada?

Há duas respostas para isso. Primeiramente, Lula não é alguém qualquer, mas talvez o brasileiro mais conhecido que não ganha dinheiro com o futebol. Ele não pode se esconder tão facilmente. Em segundo lugar, esse simplesmente não seria seu estilo.

Le Monde (França): O futuro político de Lula em jogo em tribunal

O futuro de Lula, figura mítica da política brasileira, presidente entre 2003 e 2010, ainda não está escrito: será julgado numa pequena sala do tribunal de Porto Alegre. Três juízes poderão assinar a morte política do ex-chefe de Estado e jogar a campanha presidencial numa nova situação.

The Guardian (Inglaterra): Brasil se prepara para julgamento que pode salvar ou acabar com Lula

Manifestações populares são esperadas, enquanto Luiz Inácio Lula da Silva luta para continuar na próxima disputa eleitoral. Apesar de condenação por corrupção na 1ª instância, o candidato ainda é popular. O Brasil está se preparando para uma decisão judicial histórica e que pode tirar da disputa eleitoral o líder mais popular da história moderna brasileira. Com Lula à frente nas pesquisas para as eleições de 2018, a decisão de hoje pode ser devastadora para o PT. Os nervos estão à flor da pele.

CA/ots

_______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade