PUBLICIDADE

Ibope: Serra lidera com 36%; Dilma diminui vantagem

17 fev 2010 - 23h02
(atualizado em 18/2/2010 às 16h31)
Compartilhar

A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, possível candidata do PT às eleições presidenciais de outubro, diminuiu a vantagem do governador paulista José Serra, do PSDB, conforme apontou pesquisa do Ibope divulgada nesta quarta-feira. Serra lidera a corrida com 36%, oscilando dois pontos negativamente com relação à última pesquisa do instituto. Já Dilma subiu de 17% para 25%. Na terceira posição apareceu o deputado cearense Ciro Gomes, do PSB, com 11% das intenções, seguido da senadora e ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, do PV, com 8%. O percentual de votos brancos foi de 11% e o de eleitores indecisos, 9%. A pesquisa, encomendada pela Associação Comercial de São Paulo, foi realizada nos dias 6 e 7 de fevereiro com 2.002 eleitores em 144 municípios de todo o País e tem margem de erro de dois pontos percentuais. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 3196/2010.

De acordo com o Ibope, a variação apontada na preferência por José Serra deixa o pré-candidato "tecnicamente estável" por causa da margem de erro. Ciro Gomes perdeu dois pontos percentuais, enquanto Marina Silva aumentou dois pontos em relação à pesquisa anterior realizada em dezembro. Pela margem de erro, de dois pontos percentuais da enquete, Ciro Gomes e Marina Silva ficaram na mesma posição.

Na simulação de um eventual segundo turno, Serra aparece com o 47% das intenções de voto, enquanto Dilma, favorita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com 33%.

A previsão é de que o PT eleja Dilma Rousseff como sua candidata à Presidência, em um ato previsto para o próximo sábado, no quarto congresso do partido, que começa nesta quinta-feira.

EFE   
Compartilhar
Publicidade