PUBLICIDADE

Ibope põe Bolsonaro com 31% das intenções de voto

1 out 2018 - 22h08
(atualizado às 22h45)
Compartilhar
Exibir comentários

Candidato do PSL sobe quatro pontos percentuais e mantém liderança. No segundo turno, presidenciável perde para Ciro Gomes e aparece tecnicamente empatado com Haddad e Alckmin. Rejeição de petista dispara.O candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) voltou a crescer e alcançou 31% das intenções de voto, de acordo com uma pesquisa do Ibope divulgada nesta segunda-feira (01/10). Esse foi o primeiro levantamento realizado em meio aos protestos de mulheres contra o ex-militar.

Bolsonaro subiu quatro pontos percentuais em relação à pesquisa anterior e segue na liderança da corrida eleitoral. Em segundo lugar, aparece Fernando Haddad (PT) com os mesmos 21% das intenções de voto alcançados na sondagem anterior.

No terceiro lugar, seguem tecnicamente empatados Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin (PSDB). Ciro perdeu um ponto percentual e agora aparece 11% das intenções de voto. Já Alckmin permanece com 8% dos votos conquistados em pesquisa anteriores.

Em quinto lugar está Marina Silva (Rede), que perdeu dois pontos percentuais e atualmente tem 4%. Logo depois dela aparece João Amoêdo (Novo), com 3% das intenções.

Após esse grupo, seguem empatados com 2% das intenções de voto os candidatos Alvaro Dias (Podemos) e Henrique Meirelles (MDB). Já Cabo Daciolo (Patriota) foi indicado por 1% dos eleitores entrevistados.

Os presidenciáveis Guilherme Boulos (Psol), Vera Lúcia (PSTU), João Goulart Filho (PPL) e Eymael (DC) não pontuaram na pesquisa, ou seja, atingiram menos de 1% das intenções.

Os votos brancos ou nulos somaram 12%, ante os 11% da sondagem anterior. Além disso, 5% não souberam ou não quiseram responder - dois pontos percentuais a menos do que no outro levantamento.

A pesquisa Ibope também ouviu eleitores sobre possíveis cenários para o segundo turno, todos com a participação de Bolsonaro. O levantamento mostrou uma possível derrota do ex-militar em apenas uma disputa e um empate técnico em outros dois embates. O presidenciável do PSL só ganharia contra Marina, com 43% contra os 38% alcançados pela candidata.

Apenas Ciro ganharia de Bolsonaro num segundo turno. O presidenciável do PDT teria 45% dos votos, diante de 39% para o ex-militar.

Em uma possível disputa isolada com Alckmin ou Haddad, o candidato do PSL aparece tecnicamente empatado com ambos. Bolsonaro teria 39% contra os 42% do tucano. Já contra o petista, os dois têm os mesmos 42% das intenções de voto.

Além de líder da corrida presidencial, Bolsonaro continua em primeiro lugar no ranking de candidatos em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum. A rejeição do deputado continua 44%. Já Haddad viu sua rejeição disparar 11 pontos percentuais e chegar a 38%. Marina tem 25%, Alckmin, 19%, e Ciro, 18%.

Em seguida vêm Meirelles, Boulos, Cabo Daciolo e Eymael, com 10%, seguidos por Vera Lúcia e Alvaro Dias, com 9%, Amoêdo, com 8%, e João Goulart Filho, com 7%.

O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 208 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos de cada resultado apurado. A pesquisa, encomendada pela Rede Globo e por O Estado de São Paulo, foi realizada entre 29 e 30 de setembro.

CN/ots

----------------

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp |

App | Instagram | Newsletter

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade