PUBLICIDADE

Ibope mostra Bolsonaro com 41% dos votos válidos, Haddad tem 25%

6 out 2018 - 21h24
(atualizado às 21h29)
Compartilhar
Exibir comentários

O candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, tem 41% da preferência do eleitorado pelo critério dos votos válidos, de acordo com pesquisa Ibope divulgada neste sábado, véspera do primeiro turno da eleição, enquanto o petista Fernando Haddad soma 25 por cento.

Bolsonaro e Haddad REUTERS/Paulo Whitaker/Nacho Doce
Bolsonaro e Haddad REUTERS/Paulo Whitaker/Nacho Doce
Foto: Reuters

No levantamento anterior do instituto, divulgado na quarta-feira, Bolsonaro tinha 38 por cento dos votos válidos, contra 28 por cento de Haddad.

O critério de votos válidos exclui os brancos e nulos e é usado pela Justiça Eleitoral para a contabilização oficial dos votos. Para vencer a eleição já no domingo e evitar um segundo turno um candidato precisa obter metade mais um dos votos válidos.

Nos votos totais, Bolsonaro aparece agora com 36 por cento, ante 32 por cento na quarta-feira, enquanto Haddad soma 22 por cento, tinha 23 por cento na quarta-feira.

Ciro Gomes (PDT) aparece com 11 por cento das intenções de voto, ante os 10 por cento de quarta-feira, e Geraldo Alckmin (PSDB) registra os mesmos 7 por cento da pesquisa anterior.

Em uma simulação de segundo turno entre Haddad e Bolsonaro, o ex-capitão do Exército aparece com 45 por cento, contra 41 por cento do petista. Ambos estão empatados no limite da margem de erro da pesquisa, que é de 2 pontos percentuais. Na sondagem anterior, Haddad aparecia com 43 por cento, contra 41 por cento de Bolsonaro.

A pesquisa Ibope, encomendada pela jornal O Estado de S. Paulo e pela TV Globo e divulgada no Jornal Nacional, ouviu 3.010 pessoas entre sexta-feira e este sábado. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade