PUBLICIDADE

Coronavírus

Frente de prefeitos sugere lockdown e critica Bolsonaro

A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) criticou o que chamou de "ineficaz coordenação" do presidente Jair Bolsonaro no combate à pandemia

12 mar 2021 - 15h57
(atualizado às 16h11)
Compartilhar
Exibir comentários

A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) sugeriu aos gestores municipais que adotem medidas importantes de restrição de circulação de pessoas, citando inclusive a decretação de lockdowns, e criticou o que chamou de "ineficaz coordenação" do presidente Jair Bolsonaro no enfrentamento à pandemia após críticas a prefeitos e governadores feita em sua live semanal.

Em comunicado nesta sexta-feira, a entidade cita que "o cenário toma contornos cada vez mais catastróficos com as novas variantes do coronavírus, potencialmente mais contagiosas, de evolução mais agressiva e que circulam sem controle" por diversas regiões do país.

Homem passa por rua com lojas fechadas em São Paulo
06/03/2021
REUTERS/Carla Carniel
Homem passa por rua com lojas fechadas em São Paulo 06/03/2021 REUTERS/Carla Carniel
Foto: Reuters

"E com as declarações do presidente da República que, mais uma vez em sua transmissão de vídeo semanal, criticou as medidas de segurança sanitária adotadas por prefeitos e governadores. Suas falas evidenciam a ineficaz coordenação nacional no enfrentamento à pandemia e ratificam a desconexão com a realidade, falta de compromisso com a Constituição Federal e com a vida. Situações que colocam o Brasil como foco de atenção e apreensão internacional", afirmou.

"Atenta a isso, a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) recomenda aos governantes locais que adotem medidas importantes de restrição da circulação e de isolamento social, de uso obrigatório de máscara e que avaliem a decretação de lockdown", destacou.

A entidade reafirmou, no comunicado, que é preciso "respeitar a heterogeneidade, tanto dos municípios brasileiros quanto do avanço da pandemia em cada território, mas reforça que o momento exige posições firmes para proteger a vida".

Bolsonaro tem feito duras críticas a prefeitos e governadores que têm adotado medidas de restrição de circulação de pessoas e de fechamento de atividades com o objetivo de conter o pior momento da pandemia no país.

O presidente já insinuou até que essas medidas --defendidas por especialistas como eficazes para reduzir a transmissão do vírus-- têm sido usadas para enfraquecer a economia e prejudicar o seu governo.

A FNP criticou ainda a demora na vacinação do país.

"Embora sejam notáveis os esforços de prefeitas e prefeitos pela imunização em massa, o que há no Brasil, junto com os números assombrosos, infelizmente, é a escassez de vacina, cuja responsabilidade de aquisição é do governo federal", destacou.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade