PUBLICIDADE

Forças Armadas voltam às ruas do RJ para apoiar polícia contra tráfico de drogas e roubo de cargas

16 ago 2017 - 11h18
(atualizado às 11h22)
Compartilhar
Exibir comentários

As Forças Armadas voltaram às ruas do Rio de Janeiro nesta quarta-feira para dar apoio à polícia em ações em diversas comunidades de Niterói, na região metropolitana da capital fluminense, para prender suspeitos de ligação com tráfico de drogas e roubo de cargas.

Membro das Forças Armadas durante operação contra o crime organizado, no Rio de Janeiro  05/08/2017 REUTERS/Ricardo Moraes
Membro das Forças Armadas durante operação contra o crime organizado, no Rio de Janeiro 05/08/2017 REUTERS/Ricardo Moraes
Foto: Reuters

Foram destacados 2.600 homens das Forças Armadas para dar suporte à entrada de policias em favelas para o cumprimento de ao menos 26 mandados de prisão e 34 de busca e apreensão. Ao menos 9 pessoas foram detidas nas primeiras horas da operação, e houve troca de tiros, segundo as autoridades.

Os militares cercaram os perímetro das comunidades que foram alvos das incursões policiais. As tropas usaram tanques e blindados para a atuação e fizeram bloqueios em vias expressas, ruas e pontos estratégicos. O espaço aéreo também foi controlado na região da operação.

"As Força Armadas fazem operação de cerco contribuindo para que os mandados possam ser cumpridos pelas forças policiais nas comunidades", disse o coronel Roberto Itamar, do Comando Militar do Leste, a repórteres. "Serão ações temporárias e o que se quer é fazer operações pontuais, curtas e com eficiência", acrescentou.

A ação acontece 11 dias após a última ação conjunta entre as Forças Armadas e a polícia, que foi criticada por não ter conseguido apreender fuzis, além de haver suspeitas de vazamento de informações.

A última operação integrada fora realizada em 5 de agosto em comunidades da zona norte e da zona oeste da capital. Após aquela ação, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, classificou o resultado apenas como "razoável", e disse que a força-tarefa dos militares estava em um período de "curva de aprendizagem"

Desde que o presidente Michel Temer anunciou ajuda ao Rio de Janeiro no combate à criminalidade por meio das Forças Armadas essa é a terceira operação da força tarefa. A promessa é que o apoio se dê até o fim de 2018.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade