PUBLICIDADE

Fachin autoriza inquérito contra senadores do MDB

16 mai 2018 - 20h47
(atualizado às 22h37)
Compartilhar
Exibir comentários

Senadores teriam recebido 40 milhões de reais em propina da JBS e da Transpetro. Entre os acusados estão Eunício Oliveira, Renan Calheiros, Jader Barbalho e Romero Jucá.O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin autorizou nesta quarta-feira (16/05) a abertura de inquérito para investigar repasses a senadores do MDB. Os políticos são acusados de ter recebido 40 milhões de reais em propina como forma de doações eleitorais da JBS e da Transpetro, subsidiária da Petrobras.

Os alvos da investigação são, além do presidente do Senado, Eunício Oliveira, Renan Calheiros, Jader Barbalho, Romero Jucá, Eduardo Braga, Edison Lobão, Valdir Raupp, Roberto Requião, além do ex-senador e atual ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Vital do Rego.

Com base nos depoimentos de delação premiada do ex-diretor da Transpetro Sérgio Machado, e de executivos do grupo J&F, a Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou ao STF a abertura do inquérito.

Nos depoimentos, Machado disse que o PT pediu para o grupo JBS doar 40 milhões de reais ao MDB nas eleições presidenciais de 2014. As reuniões para tratar do esquema teriam ocorrido na casa de Renan Calheiros. O ex-diretor afirmou ainda que as doações geraram desentendimentos no partido, levando Michel Temer a assumir o comando da legenda na época.

O ex-diretor da J&F Ricardo Saud confirmou a declaração de Machado e acrescentou que parte da propina ia diretamente para Eunício em troca de aprovação de medidas provisórias favoráveis ao grupo.

O MDB repudiou o que chamou de tentativa de criminalização da política. "Esperamos que a conclusão deste inquérito seja rápida e acreditamos que ao final a verdade será restabelecida", afirmou em nota.

O presidente do Senado, Eunício Oliveira, negou as acusações e classificou de "falsa e caluniosa" a afirmação dos delatores. Renan Calheiros afirmou que o inquérito será arquivado por falta de provas.

"O inquérito será uma oportunidade para mostrar as mentiras contadas por criminosos confessos, que negociaram acordos vantajosos com o Ministério Público. Machado, inclusive, já perdeu benefícios da delação por não comprovar nada do que disse", destacou Calheiros.

Eduardo Braga e a defesa de Edison Lobão também negaram as acusações.

CN/abr/ots

----------------

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App | Instagram

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade