PUBLICIDADE

FAB descarta sabotagem em avião com Teori e sugere desorientação espacial do piloto

22 jan 2018 - 18h41
(atualizado às 19h59)
Compartilhar
Exibir comentários

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) descartou nesta segunda-feira a hipótese de sabotagem no acidente com o avião que resultou na morte do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki e sugeriu que o piloto da aeronave pode ter enfrentado uma situação de desorientação espacial instantes antes do acidente.

Ministro Teori Zavascki durante sessão do Supremo Tribunal Federal
11/03/2015 REUTERS/Ueslei Marcelino
Ministro Teori Zavascki durante sessão do Supremo Tribunal Federal 11/03/2015 REUTERS/Ueslei Marcelino
Foto: Reuters

As informações colhidas pelo Cenipa sobre o acidente ocorrido em janeiro de 2017 apontam em relatório, além da desorientação enfrentada pelo piloto, uma conjunção de fatores, como as condições meteorológicas adversas no momento do acidente, a baixa visibilidade e possível comprometimento na tomada de decisões do piloto por questões emocionais, apesar de sua larga experiência.

"Naquele momento não havia as condições mínimas de visibilidade requeridas para as operações de pousos e decolagens", disse o investigador encarregado do Cenipa Coronel Aviador Marcelo Moreno.

"O campo visual do piloto estava restrito e com poucas referências visuais do solo que pudessem permitir a sua adequada orientação", afirmou.

Questionado sobre a possibilidade de sabotagem da aeronave que transportava Teori, que à época concentrava concentrava os inquéritos da operação Lava Jato no STF, o investigador afirmou que "no caso de  indício de crime ou ato ilícito doloso, o Cenipa interrompe a investigação e comunica a autoridade policial competente". Segundo ele, os elementos colhidos na investigação não sustentam "nenhum indício" que leve a uma "interferência ilícita".

O avião que levava Teori, o empresário Carlos Alberto Fernandes Filgueiras e outras duas pessoas, além do piloto, caiu no mar em 19 de janeiro de 2017 no trajeto entre São Paulo e Angra dos Reis. À época, a morte do ministro suscitou teorias que questionavam se teria mesmo sido um acidente.

A análise dos dados também descartou mal funcionamento dos motores ou dos equipamentos da aeronave e aponta que o acidente ocorreu durante uma arremetida, após duas tentativas de pouso em Paraty, segundo Moreno.

O investigador citou ainda uma cultura de "informalidade" que permeava o grupo de pilotos que trabalham na região, além de uma "autoimposição" a eles para que realizassem pousos e decolagens mesmo em condições adversas. O investigador afirmou que as condições meteorológicas tornavam o pouso "impraticável" naquele momento.

"Essa mesma informalidade do grupo de trabalho... influenciou na tomada de decisão do piloto que, a despeito de encontrar condições adversas e de seu estado emocional, optou por insistir na tentativa de pouso", avaliou Moreno.

O investigador explicou que a possível desorientação do piloto pode ter ocorrido devido à curva acentuada realizada no momento da arremetida --que pode ter confundido os mecanismos de orientação do corpo humano por meio do sistema vestibular--, aliada a ilusões visuais que podem ter sido causadas pelo terreno homogêneo e sem pontos de referência que o avião sobrevoava.

"As condições de baixa visibilidade e de curva à baixa altura sobre a água sugerem que o piloto tenha experimentado os efeitos da ilusão vestibular por excesso de (força) G e da ilusão de terreno homogêneo, tendo por consequência vivenciado uma desorientação espacial."

O chefe do Cenipa, Brigadeiro do Ar Frederico Felipe, explicou que o órgão não tem a finalidade de atribuir culpa ou estabelecer responsabilidades, mas apenas identificar os fatores que resultaram no acidente.

"A única finalidade é a prevenção de acidentes aeronáuticos", afirmou.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade